Traficante é preso vendendo droga perto de escolas

Policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prenderam, na madrugada desta quarta-feira (7), Ediberto Dionísio da Silva, 28, conhecido como “Careca”, suspeito de comercializar drogas próximo à escola municipal Joaquim da Silva Pinto e ao centro de educação infantil Professora Safira Barbosa da Silva, ambas no bairro Crespo, na zona Sul de Manaus. Ele foi denunciado por alunos à coordenação do programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades (CEC), que está realizando atividades em 33 escolas dessa região da capital.

“Careca” foi abordado em via pública pela equipe da Força-Tarefa no momento em que vendia droga para um estudante. Com o suspeito foram apreendidos 11 trouxinhas de pasta-base de cocaína e R$ 80 em dinheiro trocado proveniente do tráfico. “Ele ainda tentou alegar que a droga era para seu consumo, mas já estávamos observando suas ações desde a hora que recebemos a denúncia de aluno da escola. Sobre o dinheiro, bastante amassado, disse que tinha achado no lixo”, afirmou o policial, que prefere manter sua identidade em sigilo. Careca foi apresentado ao delegado do 3º Distrito Integrado de Polícia, no bairro de Petrópolis, na zona Sul.

O coordenador do Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades, secretário-adjunto da SSP Francisco Sobrinho, disse que as duas primeiras semanas do programa nas escolas da região Sul, nos bairros de Educandos, Crespo, Morro da Liberdade, Betânia e adjacências já deram ótimos resultados. “Além de o policial estar mais próximo das escolas, professores e alunos se sentem mais à vontade para dar informações importantes das ações de criminosos. A denúncia chega ao nosso conhecimento e, de imediato, colocamos uma equipe da Força-Tarefa para acabar com aquele problema”, disse.

Até o final da tarde de ontem (7), nenhuma ocorrência de violência e criminalidade havia sido registrada nas escolas que estão sendo atendidas pelo Caravana. A partir de agora, os gestores de escolas municipais e estaduais têm contato estreito com o comandante e o delegado do Ronda no Bairro. Desde o início do programa na zona Sul, nove adultos foram presos e cinco menores, apreendidos.