Todas as zonas da capital apresentaram reduções da criminalidade, apontam dados da SSP-AM
Todas as zonas de Manaus apresentaram redução nos indicadores criminais, durante o primeiro quadrimestre de 2024. O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), tenente-coronel Rouget Britto, destacou que entre os crimes que apresentaram maiores reduções estão homicídios, roubo de veículo, a pedestres, coletivo, estabelecimento comercial.
Todos os dados foram apresentados, na terça-feira (28/05), durante o 24º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), realizado pela SSP-AM. Durante o evento, as unidades tanto da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) receberam certificação simbólica.
“Nós premiamos de forma geral e destacamos aquelas unidades que tiveram os melhores desempenhos dentro das suas respectivas zonas. A zona com melhor desempenho foi a zona sul, neste primeiro quadrimestre, e depois a zona centro-sul e zona centro-oeste”, afirmou o coordenador.
As certificações são feitas três vezes por ano, sendo que neste primeiro evento do quadrimestre, as unidades com melhores desempenhos, receberam certificação no nível bronze. No segundo evento os certificados são elevados para o nível prata e as unidades que mantiverem o bom resultado durante todo o ano, são agraciadas com o nível ouro.
Reconhecimento
Todos os comandantes de Batalhões da Polícia Militar, das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), delegados titulares dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), das Delegacias Especializadas, e os dirigentes do DPTC estiveram presentes no evento.
Para o comandante da 30ª Cicom, major Aldivan Rodrigues, a certificação é a premiação de um trabalho realizado com a participação de muitas mãos. A unidade comandada por ele alcançou o melhor desempenho na zona leste.
“A Secretaria de Segurança Pública nos dá as diretrizes, indica onde está aquela mancha vermelha e a gente em trabalho com a comunidade, por meio de alguns programas, que nós realizamos lá na 30ª Cicom, com a política de aproximação, está surtindo efeito e a gente está vendo os índices caírem bem, na zona leste”, destacou o comandante.
De acordo com o major, as reduções e o resultado assertivo estão fazendo com que a população aumente a confiança nas Forças de Segurança. “Começamos com a ronda comunitária. Com isso, a população ganha a confiança na polícia e passa a fazer a denúncia. É muito gratificante ver seu trabalho sendo reconhecido e sendo eficiente na área, vendo que a população está sentindo efeito na sua área”, descreveu o major.
Reduções
Conforme o coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Britto, Manaus apresentou reduções em vários indicadores criminais. Entre os que apresentaram maiores índices estão os crimes de homicídios, com queda de 26%, roubos de veículos, reduziu 22%, roubo a transeunte, também está em queda, os roubo a coletivos apresentou redução de 25%, em estabelecimento comercial com 23% de redução, entre outros.
Todos os indicadores foram alcançados durante o primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.