SSP leva tecnologia usada no combate ao crime para a FIAM
O robô antibomba do grupamento Marte da Polícia Militar é uma das atrações do stand da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) montado na 7ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2013). Até o dia 30, os visitantes irão poder conhecer um pouco mais da tecnologia utilizada pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública no combate à criminalidade em Manaus e no Estado.
No stand da SSP tem as viaturas do Ronda no Bairro com tecnologia embarcada, equipamentos do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da Perícia Técnica da Polícia Civil e ainda uma central de monitoramento das câmeras instaladas nas proximidades do Studio Cinco onde acontece a Feira.
Policiais do Marte estão fazendo demonstrações com o robô que faz a retirada de materiais suspeitos de serem explosivos. O equipamento tem quatro câmeras, controle remoto monitorado pelos PMs e alcance de 500 metros. Segundo o soldado do Marte, Ruy Almeida, o equipamento é feito de titâneo. “É muito resistente e pode até ser usado debaixo d’água”, explicou o soldado.
Equipamentos utilizados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar também estão sendo expostos. Já a Polícia Civil colocou para demonstração um novo equipamento que está sendo utilizado pela Polícia Técnico-Cientifica do Amazonas para identificação de criminosos, por meio de impressão digital.
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, o stand será mais um canal utilizado para aproximar ainda mais a sociedade das políticas do governo em relação à segurança pública. “É uma oportunidade que todos os cidadãos terão para conhecer de perto alguma das nossas tecnologias que estão auxiliando as polícias no combate ao crime no nosso Estado”, destacou.