SSP leva programa Caravana nas Escolas à zona Sul de Manaus
Iniciando as atividades do programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades (CEC) em 33 unidades municipais e estaduais da zona sul de Manaus, o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, conversou ontem (24) com pais e professores na escola municipal Nazira Daou, no bairro Educandos. Desde terça-feira (23), profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) fazem palestras sobre bullying e as causas e consequências do uso de drogas nas escolas.
O principal objetivo do programa CEC é prevenir a violência e a consequente criminalidade no ambiente das escolas públicas do Município e do Estado. Recentemente, a SSP divulgou estatísticas que apontam o registro de 680 ocorrências nessas unidades em 2012, a maioria envolvendo furtos (447 casos). Até o final do primeiro semestre de 2013 já houve 280 ocorrências.
O coronel Vital disse que é muito importante para a segurança a interação da polícia com a escola, alunos e seus pais e responsáveis. “Desse contato estreito tiramos informações que são fundamentais para que possamos combater os problemas que acontecem dentro e fora da escola. Queremos que o estudante tenha segurança desde a hora que sai de casa, dentro da escola e no retorno ao lar. Para isso, todos têm de se envolver, e é o que estamos buscando com a Caravana”, afirmou.
De acordo com o coordenador do CEC, secretário-adjunto de Segurança Pública, delegado Francisco Sobrinho, o programa vai passar até três dias em cada uma das 33 escolas (24 estaduais e 9 municipais) da área Sul 2, que engloba unidades dos bairros Educandos, Betânia, Lagoa Verde, Crespo, Morro da Liberdade, Santa Luzia, São Lázaro, Colônia Oliveira Machado e Presidente Vargas.
No primeiro dia de atividade, cerca de 350 alunos da escola NaziraDaou participaram das palestras que acontecem de segunda a sexta-feira, ministradas pelos programas sociais do sistema de Segurança Pública, como Previne, Pró-Vida, Proerd e Formando Cidadão, e Ame a Vida, da Secretaria de Assistência Social (Seas). Sobrinho disse que um universo de 32 mil alunos serão atendidos nessa fase inaugural do programa da SSP, com atividades nos três turnos de aula.