SSP-AM instala nova unidade de monitoramento policial na Ponta Negra
O Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, ganhou uma unidade de monitoramento móvel para apoiar o trabalho das polícias Civil e Militar durante o fim de ano. Esta é a quinta unidade implantada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em áreas estratégicas para fortalecer a operação Natal Seguro, que ocorre até janeiro de 2018.
“Essa unidade móvel ficará instalada na Ponta Negra até o Dia de Reis, 6 de janeiro, exatamente para monitorar toda a área durante 24 horas, acompanhando permanentemente, alertando a Polícia Militar, que já tem uma base nessa região. Com isso, a gente ajuda a proteger a população nessa área”, afirmou o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.
Além da Ponta Negra, os ônibus dotados de câmeras foram instalados no Residencial Viver Melhor, zona norte; no bairro São José, zona leste; e Compensa, zona oeste. O Centro da cidade recebeu uma Delegacia Móvel da Polícia Civil. Ainda há outra unidade de monitoramento a ser instalada, contemplando a zona sul da cidade.
Patrulhamento constante – Na Ponta Negra, o monitoramento vai apoiar o trabalho da polícia que também é feito por meio das ciclopatrulhas, com policiais militares de bicicleta. Para a população, a presença ajuda a inibir crimes. “É bom. A polícia presente aqui nessa área oeste. Precisávamos mesmo desse policiamento”, disse Ribamar Aguiar, 55, militar aposentado, que frequenta o calçadão para fazer exercícios com a esposa.
Equipamentos – A unidade móvel instalada na Ponta Negra possui 13 câmeras com alta capacidade de captação de imagens e sistema conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, zona sul. As câmeras ficam instaladas em um mastro que chega até 12 metros de altura.
O equipamento possui uma visão de 360 graus e um alcance de cinco quilômetros, além de tirar fotos e a capacidade de visão noturna. Umas das câmeras também possui tecnologia térmica que detecta o calor, o que potencializa o trabalho da polícia.
FOTO: BRUNO ZANARDO/SECOM