SSP-AM instala conselho e vai padronizar procedimentos operacionais das polícias
As polícias Militar e Civil do Amazonas estão integrando os seus procedimentos operacionais, uma medida inédita no País. A proposta inicial foi apresentada nesta manhã (19) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) durante a primeira reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp), regulamentado pelo Governo do Estado no final do ano passado.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que o Manual de Procedimentos Operacionais Padrão, o POP, propõe a integração de 110 procedimentos para orientar a execução das atividades diárias dos policiais. “Desde o ano passado que trabalhamos na criação desse manual, que vai ser uma cartilha para o trabalho das nossas polícias, melhorando bastante o atendimento ao cidadão, como recomenda o governador Omar Aziz com a implantação da filosofia de policiamento comunitário do programa Ronda no Bairro”, disse o secretário.
Vital disse que a proposta do documento está em análise para receber ajustes necessários e será publicado em breve e divulgado para conhecimento da sociedade.
O Conesp é um colegiado de órgãos natos e convidados, envolvendo o sistema de Segurança Pública e órgãos como Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Agência Brasileira de Informações (Abin), Prefeitura de Manaus, entre outros.
Vital disse que as reuniões do conselho serão trimestrais, e três temas já constam da pauta da próxima reunião, que é crime organizado, sistema prisional e o plano Estratégia Estadual e Segurança na Fronteira (Esfron).
O ex-comandante Militar da Amazônia e general-de-Exército Taumaturgo Sotero Vaz participou da reunião representando a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e disse que a integração é palavra-chave para o sucesso de qualquer instituição. “Se nas fronteiras do Brasil, de dimensões gigantescas, por exemplo, trabalharmos de forma isolada, com certeza não teremos êxito. Por isso, a integração das ações e das tecnologias deve ser fomentada constantemente”, disse o general.