SSP-AM implanta sistema de monitoramento de veículos roubados em Manaus
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está implantando um novo sistema de monitoramento de veículos roubados e furtados na capital amazonense. Em funcionamento há um mês, o Sistema de Gestão de Veículos Roubados (SGV) reforça as ações determinadas pelo secretário de Segurança, Coronel Anézio Paiva, para o combate à criminalidade. Em um mês, 66% dos 56 veículos roubados monitorados pelo sistema foram recuperados.
No primeiro semestre deste ano, o número de veículos roubados caiu 36,1% em relação a igual período de 2017 na capital amazonense. Já o número de veículos furtados caiu 43,6% em igual comparativo.
O sistema utiliza a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com 36 telas para monitoramento em tempo real por servidores da Segurança Pública e outros órgãos, incluindo as Polícias Militar e Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Manaus e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
De acordo com o chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), capitão da PM Rouget Brito, é fundamental que quem teve o veículo roubado ligue para o 190, acionando o SGV. “A gente entende que quanto mais rápida for a abordagem policial, maior vai ser a possibilidade de recuperar o veículo roubado”, afirmou.
Antes da implantação deste novo sistema, quem tinha o veículo roubado ligava para o 190 e informava o roubo. “Contudo, não havia um banco de dados que integrava todas as ligações sobre veículos roubados, diminuindo a velocidade de acesso a informações pelas polícias”, disse.
Com o novo sistema, o processo ficou mais ágil. “Agora, o cidadão liga para o 190, o atendente registra os dados do veículo e o processo de busca já é iniciado, antes mesmo de o Boletim de Ocorrência ser registrado”, completou. Vale lembrar que o registro do boletim deve ser feito na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas (Derfv).
As informações sobre o veículo roubado ou furtado ficam visíveis nas telas de monitoramento do CICC. “O ganho maior está na agilidade com que as informações chegam até os policiais que estão nas ruas”, destacou Rouget Brito, que lembrou que o cidadão precisa registrar o B.O. para que o veículo seja incluído no sistema de restrição de roubo.
O sistema também será uma fonte a mais de dados estatísticos que ajudarão a Secretaria de Segurança Pública a mapear as áreas em que mais ocorrem roubos e furtos de veículos.