SSP-AM assegura segurança a turistas durante seminário da Copa do Mundo de 2014
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai aumentar o efetivo das polícias Militar e Civil até 2014 como uma das medidas do planejamento estratégico do Governo do Estado para assegurar a segurança aos turistas na Copa do Mundo 2014, evento em que Manaus é uma das sedes dos jogos.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, durante o 1º Seminário sobre Segurança do Turista na Copa, evento realizado em Manaus pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). “Para o governador Omar Aziz, a segurança do cidadão é prioridade. Prova maior disso é programa Ronda no Bairro, que tem a filosofia de policiamento comunitário, de proximidade do policial com a população as 24 horas do dia”, disse.
De acordo com o secretário, a preocupação do Governo do Estado com a segurança do turista vai muito além do evento Copa do Mundo, porque anualmente é realizado um esquema especial para receber milhares de visitantes à capital e municípios do Amazonas. “Em parceria com outros órgãos, a SSP cria uma estrutura diferente, com postos de atendimento especialmente voltados para acolher o turista na eventualidade de uma ocorrência policial, como é o caso da delegacia especializada da Polícia Civil e o Pelotão Turístico da Polícia Militar”, afirmou Vital.
Como preparação do esquema de segurança para a Copa do Mundo, coronel Vital disse que a SSP tem uma comissão especial para planejar e treinar as forças policiais do Estado. Em 2012, em integração com órgãos municipais, estaduais e federais, a SSP-AM realizou vários simulados operacionais com os profissionais de segurança.
Nesse primeiro seminário do Governo do Estado, nos dias 21 e 22, estratégias de segurança são apresentadas em palestras e discutidas em debates que envolvem representantes da SSP-AM, Polícia Federal, Ministério Público do Amazonas (MPE) e Prefeitura de Manaus. Há ainda a troca de experiências com especialistas em grandes eventos de países como Espanha, Israel e Estados Unidos, além dos governos de São Paulo e Paraná. Do evento sairá uma carta em que o Governo do Estado oferece condições atrativas de segurança para os turistas.
Crédito da foto: Roberto Carlos/Agecom