Sistema de Segurança reforça fiscalização da Lei Seca e policiamento nas estradas
A partir de hoje, órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas reforçam a fiscalização e policiamento nos principais pontos de saída de Manaus, como a AM-010 (Manaus-Itacoatiara), AM-070 (Iranduba-Manacapuru e Novo Airão) e BR-174 (Manaus-Boa Vista), para prevenir acidentes de trânsito e práticas de crimes.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estima que pelo menos 40 mil veículos devem sair de Manaus por conta do feriado prolongado da Semana da Pátria. Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, na AM-010 está sendo montado um plano especial, a Operação Fecani 2013, por conta da realização do Festival da Canção de Itacoatiara.
Ele destaca que serão montadas cinco barreiras ao longo da estrada, sendo a primeira ainda na saída da cidade, no quilometro 17, nos quilômetros 30, e 80 (entrada do município de Rio Preto da Eva), uma na Vila de Lindoia (km 183) e a última no km 260, já em Itacoatiara.
Durante toda a operação, Vital informa que serão realizadas fiscalizações da Lei Seca e abordagem dos motoristas que passarem pelas barreiras. “Nós pedimos muita prudência de todos os motoristas que irão sair por estrada nesse feriado, que adotem todos os cuidados com o veículo e que também não dirijam sob efeito de álcool”, afirmou o secretário Vital.
Desde ontem, órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas realizam a Operação Fecani 2013, reforçando o policiamento preventivo e ostensivo na cidade de Itacoatiara e arredores durante o período do festival, que deve receber 60 mil visitantes nos quatro dias de festa. Ao todo, cerca de 600 servidores, dentre policiais Civis e Militares, bombeiros, e servidores da área de trânsito participam da ação.
Vital destaca que, na última terça-feira, foi instalado na cidade o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que, como em anos anteriores, reúne órgãos estaduais, federais e municipais que juntos monitoram a segurança do evento, que inicia amanhã e segue até o dia 7 de setembro.
Somente a PM, segundo o coronel Vital, vai empregar um efetivo de quase 400 policiais, que inclui homens da capital e do próprio município para o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, dentro e no entorno do Centro de Convenções e na orla da cidade de Itacoatiara.
A delegacia de Itacoatiara vai ganhar reforço nos plantões com policiais que serão destacados de Manaus. Ao todo 36 servidores, entre escrivães, delegados e investigadores vão trabalhar em escala de 24h. O Corpo de Bombeiros atuará com 50 militares e 4 viaturas. A atividade de prevenção será realizada no Centro de Convenções, nos balneários, estrada e na orla em conjunto com a Capitania dos Portos.