Seai prende estelionatário que se passava por autoridades
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentou à imprensa, nesta terça-feira (21), o estelionatário Augusto José Paes da Silva, 56 anos, preso pela Secretaria-Executiva de Inteligência (Seai), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
De acordo com o secretário da SSP, coronel PM Paulo Roberto Vital, Augusto é deficiente visual e aposentado por invalidez, e tentou aplicar diversos golpes na cidade se passando por autoridades, dentre eles, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Moutinho.
Augusto Paes, segundo o coronel Vital, fazia ligações para empresários e autoridades locais, fingindo ser o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Ary Moutinho, e pedindo a quantia de R$1.000 (mil reais) para um amigo fazer um transplante de córnea. “Ele conseguia os telefones das autoridades ligando para um número de informações e fazia as ligações imitando a voz do desembargador Ari Moutinho. Desta vez, ele não conseguiu aplicar o golpe porque foi preso antes”, disse.
O estelionatário foi denunciado pelo próprio presidente do TJAM que foi alertado por outras autoridades sobre o golpista. Augusto já responde a processos criminais em nove estados brasileiros, dentre eles Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia, todos pelo crime de estelionato, utilizando o mesmo argumento para conseguir dinheiro dos empresários e políticos.
Na Bahia, de acordo com a Seai, Augusto conseguiu ficar três dias hospedado em um hotel com o golpe que aplicava e ainda a quantia de R$ 3 mil do governo do Estado. Em Manaus, ele já havia sido preso em 2007 e respondia a todos os processos em liberdade. Augusto é natural de Fonte Boa, interior do Amazonas.