Radares móveis e barreiras policiais serão utilizados para fiscalizar trânsito na AM-010

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas inicia hoje (3), a Operação Fecani 2013, reforçando o policiamento preventivo e ostensivo na cidade de Itacoatiara e arredores durante o período do festival. Ao todo, cerca de 600 servidores, dentre policiais, bombeiros, e servidores da área de trânsito participam da ação.

Segundo o coronel PM Paulo Roberto Vital serão montadas barreiras e instalados radares móveis para fiscalizar e controlar o trânsito na estrada AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara. Também será instalado na cidade o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que, como em anos anteriores, reúne órgãos estaduais, federais e municipais que juntos monitoram a segurança do evento. A meta é evitar também a entrada de armas e drogas na cidade.

Ele informou ainda que um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será montado no Centro de Convenções do município. “Pelo menos dez câmeras de monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade”, afirmou Vital.

Segundo o secretário-executivo do GGI, delegado Frederico Mendes, com a implantação do Ciops a capacidade de atendimento do 190 e 193, será triplicada e funcionará por 24 horas. Frederico Mendes explicou que o GGI vai agregar membros das polícias Militar e Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares, Juizados Especiais, Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsam), Capitania dos Portos entre outros órgãos .”É um trabalho integrado que está focado em manter a tranqüilidade do evento”, disse Mendes.

Lei seca e radares em toda a estrada

A Polícia Militar vai empregar um efetivo de quase 400 policiais, que inclui homens da capital e do próprio município para o policiamento nas ruas, dentro e no entorno do Centro de Convenções e na orla da cidade. Pelo menos 35 agentes do Detran, com apoio da PM, vão aplicar rigorosamente a Lei Seca para evitar acidentes e transtornos na estrada.

Os carros também serão vistoriados para que se possa checar as condições e documentação dos veículos. O Detran contará com apoio da Arsam nesse  trabalho de fiscalização. A delegacia de Itacoatiara vai ganhar reforço de 36 servidores, entre escrivães, delegados e investigadores.  O Corpo de Bombeiros atuará com 50 militares e 4 viaturas.

O Programa Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município, Conselho Tutelar, Delegacia Regional do Trabalho e Assistência Social e Cidadania (SEAS) irão realizar um trabalho de panfletagem sobre exploração sexual, e fiscalizar hotéis, motéis e bares, com o objetivo de prevenir a os diversos crimes contra crianças e adolescentes.

Segundo a pedagoga e coordenadora do Previne Edméia Holanda, foram capacitados para este tipo de ação cerca de 50 pessoas. “Esta preparação aconteceu 15 dias antes do evento, foram três dias de palestras com temas que envolviam família, alcoolismo, tabagismo, entre outros. Estes agentes estão capacitados para lidar com abordagem de crianças e adolescentes, abordagem de dependentes químicos, estão aptos para atuarem durante as fiscalizações”, explicou.