Projeto da PM aumenta proximidade com moradores

Criado com o objetivo de estabelecer uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade no combate à criminalidade, o projeto ‘Rede de Vizinhos Protegidos’ tem ajudado o trabalho policial em bairros da região centro-oeste de Manaus. Desenvolvido pelo Comando de Policiamento de Área (CPA) Centro-Oeste da PM, a iniciativa funciona em três conjuntos habitacionais, Belvedere, Versalles e Flamanal, todos do bairro Planalto.

A Rede de Vizinhos Protegidos é composta por pessoas organizadas para executar ações sistematizadas. São duas equipes específicas que atuam com proximidade junto aos moradores e lideranças dos conjuntos. Segundo o comandante do CPA Centro-Oeste, tenente coronel Ronaldo Brito, o projeto é uma interação entre a população e os policiais.

“Nosso objetivo é melhorar as relações entre vizinhos, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal, estreitando laços entre a sociedade e a Polícia Militar”, disse.

Para o comandante, o aumento da segurança é perceptível para a polícia e comunidade. “Nós percebemos que a população tem se sentido mais segura com a Rede de Vizinhos Protegidos”, afirmou o tenente coronel.

O projeto vem se destacando na área por impedir a ação de possíveis criminosos e garantir a segurança pessoal e patrimonial por meio de pequenas mudanças de comportamento e compartilhamento de informações de interesse da segurança com a Cicom da área, o que dá maior celeridade no atendimento das ocorrências.