Policiamento montado é reforçado para a Copa do Mundo de 2014

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) irá ampliar o Regimento de Polícia Montada (Cavalaria) até o início do próximo do ano para atuação da corporação durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que serão realizados em Manaus. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, dia 8 de julho, durante aula inaugural do Curso de Policiamento Montado realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp).

O policiamento montado é uma variação de aplicação do policiamento ostensivo geral, já que o seu diferencial está no emprego do cavalo como meio de locomoção. Esse tipo de policiamento é um dos mais tradicionais em todas as instituições.

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Especializado da PM, tenente-coronel Fabiano Bó, atualmente, a PM possui cerca de 80 policiais, entre oficiais e praças, considerados aptos para atuar no policiamento montado. Esse número será reforçado após a conclusão do curso de especialização em Policiamento Montado, que iniciou com a participação de 60 policiais.

Fabiano Bó explica que os PMs que atuam no policiamento montado possuem uma rotina diferente na corporação pelos cuidados com os cavalos. “É uma relação de parceria que o policial tem com o cavalo, através dos cuidados e dedicação”, destacou. O subcomandante ressaltou ainda a importância do policiamento montado para atuar em ocorrências que exigem ações de choque, como reintegrações de posse ou manifestações violentas.

Ampliação – O chefe do Estado Maior da PM, coronel George Chaves, explica que a instituição também possui um projeto em andamento para a ampliação do número de cavalos e melhorias na estrutura do Regimento de Policiamento Montado. “Por uma questão natural, alguns animais precisam ser substituídos por outros mais novos com o passar do tempo”, destacou.

O secretário da SSP-AM, coronel Paulo Roberto Vital ressalta que o Curso de Policiamento Montado faz parte do programa de preparação de policiais do Amazonas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, no qual 2.100 servidores do sistema de segurança pública serão capacitados em diversos cursos, entre eles: o uso diferenciado da força, tática e técnica policial militar, análise criminal, mediação de conflitos, segurança de dignitários, adestrador de cães, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e libras, no nível básico.

Vantagens do policiamento montado – De modo geral, o secretário Paulo Roberto Vital, explica que, utilizando o cavalo como meio de locomoção, o policial, nas atividades pode executar patrulhamento, permanência em determinado ponto-base, realizar diligências e escoltas, bem como dar apoio operacional às tropas a pé. “Um dos destaques para o emprego do cavalo é sua ilimitação quanto ao tipo de terreno e lugar de emprego, pois mesmo em locais inóspitos e de difícil acesso ele possibilita grande mobilidade, flexibilidade, rapidez de ação, grande raio de atuação e facilidade de comando”, destacou.

O treinamento será oferecido para 60 policiais militares, no período de dois meses com 160 horas/aula. Durante a programação os alunos terão aulas teóricas e práticas de noções de hipologia (conhecimentos específicos dos animais), policiamento geral montado, técnicas de contenção e transporte de semoventes e outras.