Policiais do grupamento Marte participam de curso no Mato Grosso

Dois policiais do grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da Polícia Militar, participam no estado do Mato Grosso do I curso técnico explosivista policial. O treinamento teve início no dia 5 de agosto e se estende até 20 de setembro de 2013 e faz parte do programa de preparação dos agentes da segurança pública do Amazonas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

O curso oferecido para 25 policiais entre militares, civis, federais de todo o país, tem carga horária de 278 horas e está sendo realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Cuiabá. Durante a programação, os alunos terão aulas teóricas e práticas de atividades pré-acidentais, contramedidas, equipamentos especiais, pós-explosão, brecha com explosivos e ameaças QBRN.

Segundo o comandante do grupo Marte, tenente-coronel Allen Antônio, é de extrema importância que os policiais daqui possam estar se atualizando em outros Estados, pois trabalhar com artefatos explosivos requer técnica apurada e sensibilidade. “É uma atividade perigosa, por isso precisamos estar sempre atentos. Os soldados Valquezenor Teixeira e Ruy Almeida, assim que retornarem a Manaus vão repassar todo o aprendizado para o nosso grupamento”, disse.

Só em 2013, com parte da educação continuada promovida pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), cerca 2.100 servidores do sistema serão capacitados em cursos como uso diferenciado da força, tática e técnica policial militar, análise criminal, mediação de conflitos, segurança de dignitários, policiamento montado, adestrador de cães, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e libras, no nível básico.