Policiais da SSP-AM prendem grupo envolvido em tentativa de latrocínio à policial militar, entre eles dois foragidos
Policiais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prenderam, na noite de sexta-feira (17), seis homens, entre eles dois foragidos do Sistema Prisional, no bairro Lagoa Azul, zona Norte, num carro modelo Gol. Eles foram presos durante a realização da operação Catraca, que está em sua segunda semana de atuação e continuará por tempo indeterminado.
Os presos são: Wanderson Fabrício da Silva de Lima (23), Luan Tavares dos Santos (19), foragidos do Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat) no dia 1° de janeiro, Leandro dos Santos e Santos (37), Arildo Azevedo Salvador (32), Leonardo Sales da Silva (22), e Aluízio Alves da Silva Júnior (21).
A tentativa de latrocínio ao policial militar Jeandresson Ferreira de Araújo, do Batalhão de Guarda, aconteceu na noite de ontem, no Nova Cidade. Wanderson, Luan, Leandro, Arildo e Leonardo são suspeitos de roubarem o veículo e atirarem contra o PM. Ele foi conduzido ao Hospital Delfina Aziz, e seu estado é estável. O veículo roubado foi abandonado em seguida no Tarumã.
Com o grupo, foram apreendidos uma pistola PT 40′, do policial militar, 30 munições 40′, e três carregadores PT 40′.
O secretário executivo-adjunto de Operações Integradas da SSP-AM, Orlando Amaral, explicou que os primeiros cinco suspeitos foram abordados em veículo Gol. “Fizemos a consulta na placa do veículo e identificamos que estava registrado num endereço no Nova Cidade, daí saímos em diligência para o local. Lá encontramos o Aluízio, proprietário do veículo, que disse que tinha alugado seu carro pra outra pessoa, não encontrada”, explicou.
Na residência de Aluízio, os policiais apreenderam um veículo modelo Fiesta e uma motocicleta Honda sem placas, ambos com restrição de roubo, e ainda uma pequena porção de entorpecentes.
De acordo com investigações preliminares, Wanderson Fabrício foi o autor do disparo que atingiu o PM, e Aluízio Júnior é primo de 3° grau da esposa do militar. Os presos foram reconhecidos pela esposa da vítima como autores da tentativa de latrocínio ao policial militar, e foram encaminhados ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados em flagrante.
Wanderson Fabrício da Silva de Lima, Luan Tavares dos Santos (19), Leandro dos Santos e Santos, Arildo Azevedo Salvador e Leonardo Sales da Silva responderão por Latrocínio Tentado e Associação Criminosa, e Aluizio Alves da Silva Júnior, proprietário do Gol, por associação criminosa, tráfico de drogas e receptação.
Os veículos de modelo Gol e Fiesta e a motocicleta foram apreendidos e ficarão à disposição da Justiça. O carro foi devolvido ao PM e arma, carregadores e munições encaminhada à Perícia.
A segunda fase da Operação Catraca contou com a participação de policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).