Polícia turística reduz ocorrências contra visitantes de Manaus

Caiu 26% o número de ocorrências policiais registradas pelos turistas que visitaram Manaus em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2012. Nesse período, pelo menos 3 mil visitantes desembarcaram na capital, segundo a Amazonastur.

 O balanço foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nesta quinta-feira, apontando que foram registradas 17 ocorrências por turistas, a maioria envolvendo furto de objetos, como afirmou o delegado especializado na Apuração de Crimes contra o Turista, Lúcio Maués. A Polícia Civil mantém postos de atendimento no Porto de Manaus, na área central, e no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital.

 De acordo com o delegado Maués, os registros mostram que grande parte dos furtos ocorre por falta de atenção dos turistas com seus pertences, principalmente em banheiros, bares, restaurantes e nos locais de desembarque. ”Recebemos queixa de perda de celular, documentos e até aparelhos eletrônicos, como notebook”, disse.

 Desde outubro do ano passado até o início de março de 2013, a capital do Amazonas recebeu cerca de 16 mil visitantes. E de acordo com o calendário da Amazonastur,  mais oitos navios de grande porte devem aportar em Manaus até o próximo dia 2 de maio, trazendo aproximadamente 4,5 mil passageiros. O primeiro deles é o navio Aidavita, vindo da República Dominicana, com previsão de atracar no porto neste dia 14.

 O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a programação da alta temporada de cruzeiros em Manaus foi discutida com a Amazonastur e outros órgãos desde o final do ano passado, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o que permitiu a instalação de uma delegacia no porto e a ampliação do efetivo da Polícia Militar, com um Pelotão de Policiamento Turístico, dotado de agentes que falam mais de um idioma.

 “O policiamento ostensivo melhorou muito a segurança na área central da capital, onde circula a maioria dos turistas. Com o Ronda no Bairro e as câmeras de vigilância, o policial está sempre acessível para qualquer situação”, disse Vital.