PM festeja Guerra de Canudos e reconhece cooperação de parceiros
O Comando-Geral da Polícia Militar realiza na noite de hoje (7) importante solenidade que preserva a memória e a tradição dos feitos históricos da instituição em benefício da população. Uma formatura militar, com a presença do governador do Estado, do secretário de Segurança Pública e outras autoridades do Amazonas vai comemorar o retorno da tropa da Guerra de Canudos, conflito ocorrido entre os anos de 1896 e 1897, no interior da Bahia.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, anualmente a instituição faz questão de manter viva na memória dos seus membros e da sociedade o feito em que 12 mil policiais de 17 estados brasileiros lutaram unidos ao Exército Brasileiro contra movimento popular liderado por Antônio Conselheiro, de cunho religioso e ocupação de terras.
“O evento também é a oportunidade anual em que condecoramos nossos policiais que se destacaram na prestação de serviços ao cidadão, e reconhecemos a parceria de autoridades no engrandecimento da Polícia Militar com a Medalha Cândido Mariano e Diploma de Honra ao Mérito”, afirmou Almir David.
Sobre a participação da PM na Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos mobilizou aproximadamente 12 mil soldados, distribuídos em quatro expedições, que lutaram contra os revoltosos no sertão baiano.
O então governador do Amazonas Fileto Pires enviou um batalhão com 278 homens do Regimento Militar do Estado para o evento. O retorno da tropa se deu em 8 de novembro de 1897, quando a Polícia Militar recebeu como prêmio uma Bandeira do Brasil bordada a ouro e prata. Esse e outros troféus das glórias estão guardados no Museu Tiradentes, no Palacete Provinciano do Amazonas, em Manaus, aberto à visitação pública.