Polícia Militar do Amazonas prestou homenagem aos heróis de Canudos

A Polícia Militar do Amazonas mantém a tradição e na noite deste dia 11 recorda a data histórica da participação de sucesso na Guerra de Canudos, no Estado da Bahia, entre 1896 e 1897. Homenagem será prestada no pátio do Comando-Geral a 278 policiais militares do antigo Regimento Militar do Estado reconhecidos como heróis.

De acordo com os registros históricos da corporação, esses policiais lutaram ao lado do Exército Brasileiro no sertão baiano defendendo interesses nacionais contra movimento armado de centenas de jagunços liderados por Antônio Conselheiro contra a ordem nos primeiros momentos da República, no final do século 19.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Vital, coronel oriundo das fileiras da Polícia Militar do Estado, disse que a data é uma das mais importantes da corporação porque marca o feito histórico dos combatentes do então 1º Batalhão de Infantaria da Policia Militar do Amazonas, sob comando do à época tenente-coronel Cândido Mariano. “Hoje a luta dos policiais militares não é menos heroica contra os criminosos nas ruas das nossas cidades, mas podemos imaginar as dificuldades enfrentadas pela tropa no sertão nordestino. Daí a justa homenagem, que mantém viva a nossa nobre missão de servir e proteger a sociedade”, disse.

A memória do feito histórico de Canudos é exposta a visitação no Museu Tiradentes, localizado no Palacete Provincial, na praça Heliodoro Balbi, bastante conhecida pela população amazonense como Praça da Polícia, no Centro de Manaus. Uma das peças mais destacadas é a bandeira do Brasil, bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense para presentear os policiais do Amazonas na passagem por Belém, no retorno da tropa a Manaus.

No evento do pátio do Comando-Geral, às 20h, condecorações e honrarias serão entregues a policiais militares que se destacaram em 2013 e 2014 e a Medalha Cândido Mariano e diploma de Honra ao Mérito a autoridades civis e militares que contribuíram para o engrandecimento da Polícia Militar.