Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal

O suspeito tem passagem pela polícia por crime ambiental. Foto: (Divulgação/PMAM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu homem, de 55 anos, e apreendeu um caminhão com carregamento de madeira sem documentação legal, na manhã desta sexta-feira (09/08), no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

A equipe do Batalhão Ambiental recebeu denúncia, por volta das 6h, de que um caminhão estava transportando madeira ilegal na avenida Max Teixeira. Durante diligências, o caminhão foi abordado naquela mesma via.

Nos procedimentos policiais, foi verificado que no veículo tinha aproximadamente 20 metros cúbicos de madeira. Questionado, o condutor informou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) para realizar o transporte do carregamento.

O homem, que já tem passagem pela polícia por crime ambiental, foi encaminhado, juntamente com o carregamento apreendido, para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Crime ambiental

O Polícia Militar do Amazonas orienta a população sobre quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.