Polícia Militar do Amazonas inicia estágio de mobilidade fluvial com alunos soldados
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), deu início ao estágio de mobilidade fluvial para os alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que coordena o Curso de Formação de Soldados (CFSD) que reúne 1 mil alunos soldados.
O objetivo do treinamento é instruir os alunos sobre as ações de fiscalizações e operações fluviais, práticas de pilotagem, práticas de atracagem, natação utilitária de sobrevivência em meio líquido, entre outros.
O curso aborda temas relacionados a noções de patrulhamento fluvial no dia a dia, que são praticados tanto na capital quanto em comunidades ribeirinhas.
O capitão PM Tiago Ribeiro, do BPAmb, explica que o estágio será realizado semanalmente, para turmas separadas em 100 alunos, que receberão instruções e capacitação sobre o policiamento fluvial. A primeira turma concluiu o treinamento na sexta-feira (21/06).
“O estágio será concluído somente quando todos os alunos do Curso de Formação de Soldados forem alcançados. Ou seja, a cada semana, dois pelotões participarão das instruções, serão 10 semanas de muito aprendizado”, contou o capitão.