Polícia Civil prende trio e apreende adolescente envolvidos em latrocínio e roubos na capital

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Samir Freire, que está respondendo interinamente pela titularidade da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), falou, juntamente com o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Amadeu Soares, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19/10), às 14h, no prédio da unidade policial, sobre as prisões, em flagrante, de Daniel Gomes Santos, 19; Leonardo Gabriel Pedrosa de Aguiar, 19, e Thiago Rodrigues Soares, 23, envolvidos em latrocínio e roubos na capital. Um adolescente de 17 anos foi apreendido por participação nos crimes.
De acordo com o delegado Samir Freire, o grupo está diretamente envolvido no latrocínio que teve como vítima o bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Jabson Franco da Costa, ocorrido no dia 31 de julho deste ano, na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul da capital. A vítima tinha 34 anos.
A autoridade policial ressaltou, ainda, que o bando está ligado, também à tentativa de latrocínio que teve como vítima um universitário de 22 anos. O delito aconteceu no dia 10 de outubro deste ano, em uma parada de ônibus na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul. O estudante foi atingido com disparos de arma de fogo e levado para uma unidade hospitalar na capital.
“Com a prisão de Mateus Mutimo Moraes, 21, envolvido na morte de Jabson, efetuada por policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) no dia 14 de setembro deste ano, no bairro Coroado, zona leste da capital, demos prosseguimento às investigações em torno de casos de latrocínios e roubos em paradas de ônibus. Com isso, foi possível identificar outros integrantes e apurar que essa quadrilha tem ligação tanto no latrocínio de Jabson, quanto na tentativa de latrocínio do universitário, assim como envolvimento em diversos outros delitos ocorridos em Manaus. Diante dos fatos, iniciamos as buscas por esses infratores”, explicou Freire.
A autoridade policial destacou que os policiais civis lotados na Derfd efetuaram as prisões de Thiago e Leonardo e apreenderam o menor infrator ao longo da tarde de quinta-feira (18/10), no bairro Coroado. Já Daniel foi localizado e preso na manhã desta sexta-feira (19/10), naquele mesmo bairro. No prédio da unidade policial, os infratores confessaram envolvimento nas ações criminosas. “Cada indivíduo tinha uma função dentro da organização criminosa. Leonardo era responsável por conseguir veículos para que Thiago e o adolescente conduzissem e, junto com Mateus e Daniel, abordavam as vítimas e executavam os delitos”, disse.
No momento da coletiva de imprensa, Amadeu Soares ressaltou o compromisso da SSP-AM com a sociedade em elucidar os crimes cometidos no Estado. “Quero destacar os trabalhos desempenhados e parabenizar a equipe da Derfd pela competência na elucidação desses crimes e reforçar que todos os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública do Amazonas estão engajados em trazer resultados positivos como estes para a população”, declarou o secretário da pasta.
*Flagrante:* Thiago, Daniel e Leonardo foram autuados em flagrante por associação criminosa armada e corrupção de menores. Eles serão indiciados, ainda, por latrocínio e tentativa de latrocínio. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital. O delegado Samir Freire ressaltou que um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar o envolvimento dos indivíduos em outros crimes.
O adolescente irá responder por ato infracional análogo ao crime de associação criminosa armada. Em seguida será conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde serão adotadas as medidas cabíveis.
*FOTOS:* ERLON RODRIGUES/ AIPCAM