Polícia Civil prende no bairro Zumbi jovem envolvido em roubos a casas e veículos na zona norte de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Raul Augusto Neto, titular do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou na tarde desta quarta-feira (4/4), por volta das 14h30, durante coletiva de imprensa realizada no prédio da unidade policial, sobre o cumprimento de mandado de prisão preventiva por roubo em nome de Cristiano Calheiro de Souza, 22, conhecido como “Macaco”.

Conforme Raul Augusto Neto, o infrator foi preso no início da tarde desta quarta-feira, ao meio-dia, no beco Tucumã, bairro Zumbi dos Palmares, nas proximidades do Terminal de Integração 5 (T5), na zona leste da capital, durante ação envolvendo as equipes do 13º DIP e Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).

De acordo com o delegado, eles chegaram até Cristiano após o recebimento de delação anônima, feita ao número (92) 98116-9099, o disque-denúncia do 13º DIP, informando que “Macaco” estava em uma casa no endereço supracitado. Raul Neto enfatizou que a ordem judicial em nome do infrator foi expedida no dia 13 de junho de 2017, pelo juiz Adonaid Abrantes de Souza Tavares, da Comarca de Manaus.

“Estamos, desde o início deste ano, averiguando ocorrências de roubos a residências e veículos. Levantamos informações de que aproximadamente 25 imóveis na zona norte foram roubados e verificamos que os autores das ações criminosas agiam sempre da mesma maneira. Eles invadiam as casas durante a madrugada e prendiam as vítimas nos quartos. Ao longo das diligências, descobrimos que a organização criminosa era formada por 12 elementos e que “Macaco” seria um dos integrantes desse grupo”, explicou o titular do 13º DIP.

Organização criminosa – Raul Augusto Neto afirmou que, com a prisão de Cristiano, nove elementos do bando já foram retirados de circulação. São eles: Aldamir Santos de Oliveira, 24; o irmão de “Macaco”, Adriano Calheiro de Souza, 19; a companheira de “Macaco”, Beatriz da Silva Aleluia, 19; Cláudio Coimbra dos Santos, 44; Ednelson Ferreira Passos, 35, o “Ed”; Fred de Souza Galvão, 28; William Silva Amias, 19. Além deles, um adolescente de 17 anos foi apreendido por envolvimento nos delitos.

Segundo o delegado, até o momento quatro vítimas se dirigiram até a unidade policial e fizeram o reconhecimento de “Macaco”. A autoridade policial ressaltou, ainda, que Cristiano praticava os roubos com a ajuda de um comparsa, até o momento não identificado, que trabalha como chaveiro e o ajudava a arrombar os imóveis. Em alguns casos, chegaram a matar cachorros por conta dos calmantes que davam aos animais domésticos encontrados nas casas.

Agradecimento – “Quero agradecer a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil pela divulgação da imagem de Cristiano como procurado da Justiça. Por conta da divulgação da imprensa nós do 13º DIP e Derfv conseguimos tirar de circulação um indivíduo de alta periculosidade”, argumentou Raul Augusto Neto.

Indiciamento – Cristiano foi indiciado por roubo, organização criminosa e tráfico de drogas. Este último crime em razão da droga apreendida com a mulher do infrator no dia em que ela foi presa. Ao término dos trâmites legais no prédio do 13º DIP, ele será levado para a Derfv para que a Polícia Civil dê continuidade aos procedimentos em torno de casos de roubos de veículos que “Macaco” tem participação.

 

FOTOS: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas