Polícia Civil prende foragido do Pará apontado como autor de seis homicídios
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), em ação integrada com a Polícia Civil do Pará (PCPA) e o Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM), cumpriu, na quarta-feira (22/01), mandado de prisão preventiva de Antônio Carlos de Oliveira Rodrigues Filho, conhecido como “Urso”. Ele é apontado como autor de seis homicídios e responsável por planejar e autorizar execuções, naquele estado.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 1° DIP, a identificação e localização de “Urso” foram possíveis após uma prisão realizada uma semana antes. Na ocasião, foi detido um indivíduo identificado como Blendon Souza, apontado como braço direito de um narcotraficante de Manaus.
“Depois disso, recebemos um pedido de apoio dos policiais civis do Pará, que acabou se conectando com a nossa investigação. Conseguimos descobrir, também, que Antônio Carlos ocupa uma posição como conselheiro no Pará, apontado como o responsável por planejar e autorizar execuções contra agentes de segurança pública”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, “Urso” também é apontado como autor dos seis homicídios. O último caso ocorreu na região de Ananindeua, no Pará, onde ele também atuava como um dos julgadores no tribunal do crime.
“A motivação do crime teria sido o interesse de Antônio Carlos em um terreno localizado em uma região às margens de um rio que dá acesso a Belém, considerado um ponto estratégico para o tráfico de drogas. O objetivo era usar o local para receber e distribuir entorpecentes. Ele chegou a ordenar que os moradores da área saíssem para viabilizar as atividades ilícitas, mas, diante da recusa de um senhor, acabou executando-o”, detalhou Túlio.
De acordo com o delegado, devido a esse crime, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva de Antônio Carlos, a qual foi deferida pela Vara do Tribunal do Júri de Ananindeua.
“Com base nas informações da investigação da Polícia Civil do Pará, a equipe policial do 1º DIP realizou diligências na cidade para identificar o local onde ele estava escondido em Manaus. Ele foi localizado no bairro Lago Azul, zona norte”, falou o delegado.
Procedimentos
Antônio Carlos de Oliveira Rodrigues Filho responderá por homicídio, passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça para ser recambiado ao estado do Pará.