Polícia Civil prende dupla envolvida em tentativa de homicídio no bairro Morro da Liberdade
A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado Aldeney Goes, titular da unidade policial, deflagrou na manhã desta quinta-feira (5/4), por volta das 8h, ação policial que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva por tentativa de homicídio em nome de Alef Amos Freitas Calmont, 24, e Ranael Igor Gomes de Araújo, 25. O crime aconteceu no dia 31 de março deste ano e teve como vítima um jovem de 20 anos.
De acordo com a autoridade policial, duas outras pessoas que participaram da ação criminosa, identificadas como Regina de Azevedo Leal, 39, que seria a mandante do crime, e André Amorim Bandeira, 20, ainda permanecem foragidas da Justiça. Conforme Goes, no dia do fato a vítima foi abordada por Alef, Ranael e André, no momento em que caminhava em via pública, no bairro Morro da Liberdade, zona sul da capital. Os infratores estavam portando armas de fogo e alvejaram o jovem com três tiros. Em seguida empreenderam fuga do local.
“O rapaz sobreviveu e foi conduzido a um hospital. Após recebermos denúncia anônima, nos deslocamos até a unidade hospitalar na última segunda-feira (2/4), para ouvirmos a vítima, que nos relatou que já sofreu quatro atentados de morte por esse grupo. O primeiro deles ocorreu no dia 19 de outubro de 2017, quando o grupo foi até a casa da vítima e executou três parentes dela, como retaliação por não ter encontrado o jovem no lugar”, explicou o delegado.
Goes argumentou, ainda, que a ordem para que a vítima fosse morta está relacionada à disputadas territoriais do tráfico de drogas. “Ao longo das diligências, após a identificação do grupo, representei à Justiça os pedidos de mandados de prisão preventiva em nome dos infratores. Nesta manhã, nos deslocamos até as casas de Alef e Ranael, situadas no Morro da Liberdade, onde efetuamos o cumprimento dos mandados”, disse.
As ordens judiciais em nome de Alef e Ranael foram expedidas no dia 3 de abril deste ano, pela juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota, da Central de Plantão da Comarca de Manaus. Durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) foi constatado que a dupla já possui passagem pela polícia por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Alef e Ranael foram indiciados por tentativa de homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis no 2° DIP, eles serão levados à Central de Recebimento e Triagem (CRT) do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no quilômetro oito da rodovia federal BR-174, onde ficarão à disposição da Justiça.
Disque-Denúncia – Para concluir, o titular do 2° DIP informou que as investigações em torno do caso continuaram, a fim de localizar e prender os outros envolvidos na prática criminosa. Delações anônimas podem ser realizadas ao número (92) 99962-2475, o disque-denúncia do 2° DIP. “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu a autoridade policial.
FOTOS: Divulgação / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas.