Polícia Civil do Amazonas apreende mais de 100 celulares no primeiro semestre deste ano no Centro de Manaus
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), apreendeu mais de 100 celulares no bairro Centro, zona sul de Manaus, durante o primeiro semestre deste ano. A ação faz parte de um esforço contínuo para combater o comércio ilegal e recuperar dispositivos roubados ou furtados naquela região da capital amazonense.
A PC-AM também alerta a população quanto aos cuidados a serem tomados para não ter o celular roubado ou furtado; e como proceder caso seja vítima desse crime.
Conforme o delegado Marcelo Martins, titular do 24° DIP, as operações foram intensificadas devido ao aumento de denúncias de vítimas de roubo e furto de celulares, principalmente na região central da cidade, onde há uma maior incidência desses crimes.
“O trabalho das nossas equipes de investigação tem sido fundamental para identificar e prender os responsáveis por esses crimes, bem como recuperar os bens subtraídos e devolvê-los aos seus legítimos proprietários”, afirmou Martins.
A autoridade policial ressalta que a população deve redobrar a atenção e evitar furtos, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas, como ruas, paradas de ônibus e transportes públicos. É fundamental tomar cuidado com a forma de carregar seus pertences, evitando deixar celulares, carteiras e outros objetos de valor em bolsos externos ou bolsas nas costas.
“Os criminosos utilizam diversas técnicas para praticar esses furtos, como abrir zíperes de bolsas discretamente. Muitas vezes, atuam em grupos, aproveitando-se de momentos de aglomeração para agir. Por isso, é importante estar sempre atento ao seu entorno”, explicou o delegado.
“Um número expressivo de aparelhos telefônicos foi recuperado no primeiro semestre deste ano e está na sede do 24° DIP, situada na Avenida Lourenço da Silva Braga, bairro Centro, zona sul, aguardando seus respectivos donos”, relatou o titular.
A autoridade policial convoca as pessoas que tiveram seus objetos pessoais subtraídos no local a comparecerem na delegacia, munidas de documentos com foto, bem como do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) do aparelho, para que o bem material seja reavido.
Denúncias
A PC-AM destaca que a população pode denunciar eventuais crimes pelo número (92) 99901-4289, disque-denúncia do 24° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será mantida em sigilo”, garantiu Marcelo Martins.
O 24° DIP está localizado na avenida Lourenço da Silva Braga, bairro Centro, zona sul da capital.