Plano de segurança para Nacional x Vasco é anunciado pela SSP

A partida do próximo dia 20 em Manaus, entre Nacional e Vasco da Gama, pela Copa do Brasil, com um público pagante de 6 mil pessoas, terá plano de segurança nos moldes do que é empregado em grandes eventos realizados pelo Governo do Estado, como o Festival Folclórico de Parintins e o Carnaval de Manaus. Todas as operações serão coordenadas por um Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) montado no estádio do Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro Coroado, zona Leste da capital.

O esquema de policiamento foi anunciado ontem em uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), no auditório do Sesi, com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e Manaustrans, secretarias do Estado e da Prefeitura de Manaus e Federação Amazonense de Futebol (FAF), no auditório do Sesi, na zona Leste.

 O Comando-Geral da Polícia Militar anunciou que serão empregados 600 homens do Batalhão de Choque, Cavalaria, Canil e do Grupamento Aéreo, com helicópteros, dentro e fora do estádio, a partir das 8h do dia da partida. Seis câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da SSP-AM, serão instaladas no estádio e seu entorno.

As ruas das proximidades do estádio também serão monitoradas por câmeras, anunciou o representante e diretor de Telemática do Ciops, cabo PM Ari Gomes. “Além disso, a partir de dois telões instalados no CICC-L, toda a movimentação de pessoas na área será visualizada pelas câmeras, imagens que também serão vistas no Ciops, no bairro do Aleixo, na zona Centro-Sul”, disse.

O subcomandante da PM, coronel Moisés Cardoso, disse que viaturas do programa Ronda no Bairro serão responsáveis pela escolta dos ônibus das torcidas e das delegações de Nacional e Vasco da Gama, na ida e saída do estádio. “Além disso, vamos delimitar todo o perímetro acesso do público ao estádio com gradis e vamos usar detector de metal para impedir o ingresso às arquibancadas de objetos cortantes”, disse.

Cardoso pediu a colaboração da população para que não vá ao local do estádio se não tem ingresso, considerando que a lotação já está esgotada previamente. Os portões serão abertos às 17h30.

Trânsito e prevenção

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 62 homens dispostos nas arquibancadas, no campo de futebol e no entorno do estádio. O comandante da operação, coronel Dinanci Almeida, pede que o público procure não ocupar as saídas de emergência que estarão sinalizadas, facilitando o deslocamento em uma situação de emergência. Um carro de combate a incêndio e uma ambulância estarão de prontidão. “Teremos mais duas ambulâncias da Secretaria de Saúde (Susam), além do apoio do atendimento normal do Samu”, disse Almeida.

O trânsito na alameda Cosme Ferreira, no Coroado, em frente ao estádio do Sesi, será interditado a partir das 16h no sentido bairro-centro. E apenas ônibus coletivos terão acesso ao local. O chefe de divisão do Manaustrans, Urodi Guedes, orienta que os condutores em direção ao Centro dobrem à direita na via antes do hospital João Lúcio, e sigam pelo conjunto Colina do Aleixo, saindo após o estádio.

Guedes disse que não será permitido o estacionamento de automóveis, inclusive motocicletas, em um raio de 200 metros a partir da frente do estádio do Sesi.