PC-AM reforça trabalhos realizados para reprimir casos de sequestro e alerta para a prevenção do crime

As equipes de investigação estão sempre atuantes para combater essa prática delituosa. (Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Visando a segurança da população amazonense, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que atua na repressão da prática de sequestro, alerta a sociedade para que esteja atenta a esse crime e como proceder ao ter ciência sobre os casos.

Inicialmente, o delegado Ricardo Cunha, titular da unidade especializada, explica que existem diferenças entre as tipificações “sequestro, cárcere privado e extorsão mediante sequestro”. A autoridade policial ressalta que, apesar do crime ser percebido de maneira semelhante, se diferenciam de acordo com o objetivo dos sequestradores e, dependendo da tipificação, a competência é distribuída para outras Especializadas da PC-AM.

(Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

“A tipificação de sequestro está diretamente relacionada à restrição da liberdade da pessoa. Esses casos são de total competência da DEHS. Nós atuamos incansavelmente para reprimir esses casos, a fim de garantir a segurança pública. Agora, quando os infratores têm como objetivo a subtração de patrimônio, ou seja, interesse financeiro, trata-se de extorsão mediante sequestro. Esse crime é investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), preparada para elucidar esses casos”, explicou o delegado.

O delegado ressaltou, ainda, que o sequestro também se difere do cárcere privado, pois nesse crime, além de retirar a liberdade da vítima, há confinamento. Esse ato criminoso ocorre quando o indivíduo sequestra a vítima e a mantém em uma determinada propriedade.

“Esses indivíduos procuram, geralmente, pessoas do sexo feminino, idosos, aqueles que expõem coisas luxuosas nas redes sociais e que, no momento do crime, estão sozinhas. Portanto, enfatizamos que esse público esteja sempre atento em seu cotidiano, para que possam se prevenir dessa prática”, falou Ricardo.

O delegado, também, aproveita para alertar a população sobre a atenção ao entrar em veículos.

“É necessário sempre observar se tem pessoas estranhas ao redor de sua residência e, também, ao postar fotos ostentando riqueza na internet, para não facilitar informações e demonstrar ser um alvo possível”, relatou.

(Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Cunha reforça que, ao ser vítima desse crime, a pessoa deve agir de forma colaborativa, para que seja preservada sua integridade física. Além disso, ao tomar conhecimento, os familiares devem, de imediato, acionar a Polícia Civil.

“Enfatizo que a PC-AM, por meio das equipes de investigação das Delegacias Especializadas competentes, estão prontas e treinadas para elucidar esses crimes. Nos últimos tempos, a DEHS tem trabalhado com agilidade para tirar os infratores de circulação, a fim de garantir a segurança da população”, ressaltou.

Resolução 

 Nos últimos quatro casos, a Polícia Civil levou em média menos de 12h para elucidar as práticas delituosas. Relembre:

Na noite do dia 9 de outubro de 2021, as equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), prenderam um indivíduo, de idade não revelada, por envolvimento no sequestro de uma adolescente grávida de 15 anos, ocorrido na manhã daquele mesmo dia, no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital. Na ocasião da prisão, a vítima também foi resgatada.

Ainda em investigação deste caso, no dia 1º de dezembro, o DRCO cumpriu mandado de prisão temporária em nome de Felipe Ruan Soares de Araújo, 31, conhecido como “Fitinha”, apontado como mandante do sequestro da adolescente.

Na noite do dia 26 de janeiro deste ano, por volta das 22h, a DEHS prendeu Bruna Fernandes Said, de 25 anos; Marizete dos Anjos Amazonas, 49; e Matheus Farias de Souza, 19, pelos crimes de extorsão mediante de sequestro, cárcere privado, roubo e associação criminosa. O crime ocorreu na manhã daquele mesmo dia, por volta das 6h30.

Em menos de 24h, as equipes do DRCO elucidaram, no dia 25 de fevereiro deste ano, por volta das 20h, mais um caso de sequestro, ocasião em que prenderam oito integrantes de um grupo criminoso envolvido no sequestro de uma bancária de 48 anos. O crime ocorreu no dia 24 daquele mesmo mês, por volta das 18h, na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Na noite do dia 4 de março deste ano, as equipes da DEHS prenderam Rafael Queiroz de Lima, 19, e Rildo da Silva Souza Junior, 34, integrantes de um grupo criminoso envolvido em sequestro de um empresário, de 58 anos, na capital. O crime ocorreu na manhã daquele mesmo dia, por volta das 10h45.

Registro de Ocorrências 

Caso alguém tome conhecimento acerca dessas práticas delituosas, deve formalizar denúncia pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), comparecer na sede da DEHS, situada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus ou na delegacia mais próxima ao local do fato.