PC-AM prende homem por injúria, perseguição, ameaça e descumprimento de medida protetiva contra pai idoso

A prisão foi realizada após denúncias recebidas via Disque 100, dos Direitos Humanos. Fotos (Erlon Rodrigues e Lyandra Peres/PC-AM)

Após o recebimento de denúncias anônimas, policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) prenderam em flagrante, na terça-feira (23/07), um homem, 27, pelos crimes de injúria, perseguição e ameaça contra o próprio pai, um idoso de 77 anos. O autor também descumpriu uma medida protetiva contra a vítima.

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, os policiais receberam a denúncia por meio do Disque 100, dos Direitos Humanos. Com base nisso, a equipe foi ao endereço no bairro Santa Etelvina e constatou o fato criminoso.

“A vítima nos contou que sofria agressões físicas e verbais do filho, diariamente, e que ele costumava sair para ingerir bebidas alcoólicas e fazer uso de drogas. Quando ele retornava, jogava pedras no telhado e nas portas da casa do idoso, obrigando-o a abri-la”, explicou a delegada.

A vítima também informou que o autor vendia todos os pertences da residência para sustentar os vícios.

O homem responderá por injúria, perseguição, ameaça e descumprimento de medida protetiva. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Denúncias

A delegada Andrea Nascimento destaca a importância de não se omitir diante de suspeitas de violência contra idosos. Denúncias podem ser feitas pelos canais Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Todas as denúncias são encaminhadas à DECCI, que investiga e apura a veracidade dos fatos para instaurar os procedimentos criminais cabíveis.

Os Boletins de Ocorrência (BO) podem ser registrados na unidade policial mais próxima; diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou na Delegacia Virtual (Devir), acessível pelo endereço: (http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/).