PC-AM prende homem com mais de 12 denúncias por estelionato de veículos em Manaus

O infrator atuava em uma organização criminosa no envio dos veículos para o estado do Pará. FOTO: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), cumpriu, na segunda-feira (26/08), mandado de prisão preventiva de Lucas da Silva Benevides, 26, investigado por estelionatos envolvendo aluguel de veículos. A prisão ocorreu na rua Adelaide Carraro, bairro Planalto, zona centro-oeste.

Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da unidade especializada, as investigações iniciaram após várias vítimas comparecerem à delegacia e relatarem que seus veículos alugados estariam saindo de Manaus para o município de Santarém, no Pará.

“Nós analisamos o modus operandi dos infratores e apuramos que se tratava de uma organização criminosa que atua especificamente no envio de veículos para o estado. A atividade do grupo iniciava com a cooptação de uma pessoa sem histórico criminoso para alugar veículos, mediante promessa de pagamento, e após o indivíduo estar em posse do veículo, ele fazia a retirada do rastreador do veículo”, disse o delegado.

Segundo o delegado, após essas etapas, o automóvel era repassado à uma terceira pessoa, que levava o veículo até o Porto de Manaus para que fosse transportado. Um dos infratores ficava aguardando em Santarém, para fazer a adulteração e vendê-lo.

Prisão

De acordo com o delegado, durante o depoimento das vítimas, Lucas foi identificado como a pessoa responsável pelo aluguel dos veículos. Após as diligências, em interrogatório, ele afirmou que alugava os automóveis e repassava para outros membros, mas que não sabia da localização dos veículos.

“Fizemos a solicitação do mandado de prisão do autor e verificamos que em nome dele constam outros procedimentos e processos investigatórios nesta especializada, envolvendo o estelionato de mais de 10 veículos, além de mais de 12 Boletins de Ocorrência (BOs). As investigações irão prosseguir para identificar os demais infratores”, finalizou o delegado.

Lucas da Silva Benevides responderá por estelionato e já se encontra à disposição da Justiça.