Paredão: Produtividade de respostas do Sistema aumentou mais de 200% em 2023
O Cerco Inteligente de Viodemonitoramento, o “Paredão”, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coordenado pelo Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp), aumentou em mais de 200%, a produtividade de respostas às solicitações de órgãos do Sistema de Segurança, durante os 100 dias do novo Governo. O Sistema composto por mais de 500 câmeras tem auxiliado diariamente às polícias no combate à criminalidade.
Comparado ao ano de 2022, quando foram produzidas 154 respostas nos primeiros 100 dias do ano, em 2023 foram 465 neste mesmo período.
De acordo com o coordenador do Ciaisp, tenente-coronel, Carlos Eduardo, esse aumento se dá pelo fato das instituições confiarem no trabalho realizado pelo Sistema. O Paredão tem gerado resultados positivos no combate à criminalidade, por meio da análise e monitoramento de imagens.
“Nosso sistema tem sido bastante utilizado principalmente em investigações, da Polícia Civil, ações da Polícia Militar e até da Corregedoria do sistema de segurança. Nosso sistema é focado em ajudar nessas investigações e apoiar o sistema de segurança como um todo, o que tem gerado mais confiança dos órgãos que têm cada vez mais solicitado o nosso apoio e os resultados positivos têm aparecido”, disse o coordenador.
O número de demandas recebidas neste período também aumentou, em 2022 foram 129, contra 426 em 2023. Em 2022, o número de veículos recuperados pela PMAM foi de 1.187.
Paredão
Lançado em agosto de 2021, o Paredão, que faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.
O sistema conta com 500 câmeras espalhadas em pontos estratégicos para o monitoramento em tempo real e permite identificar, avaliar, acompanhar e monitorar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra à ordem pública e à segurança de pessoas e patrimônios.