Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública cria Núcleo de Atendimento ao Cidadão

A Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Estado criou o Núcleo de Atendimento ao Cidadão, que vai funcionar na sede do órgão, localizado no Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, e estará à disposição da população e de servidores do sistema de segurança.

O núcleo também vai funcionar como um novo canal para denúncias, reclamações e sugestões de melhoria dos serviços oferecidos por Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran), que poderão ser feitas tanto pelo cidadão, quanto pelos servidores dos órgãos.

O ouvidor-geral do Sistema de Segurança, delegado da Polícia Civil João Tayah, destacou que a proposta é ampliar os instrumentos de participação social. O órgão tem a missão de funcionar como um canal de diálogo entre a população, conselhos comunitários de segurança, associações de moradores, categorias profissionais, além do público interno e os órgãos do sistema.

Tayah explicou que os servidores, além de estagiários de Direito, estarão à disposição para recepcionar as demandas e fazer os encaminhamentos necessários. “A ideia é, por meio dos atendimentos, coletarmos o máximo de informação para que possamos, por meio de relatórios, sugerir melhorias ao Sistema de Segurança Pública”, disse.

Além do atendimento de denúncias, o núcleo vai oferecer até o final do mês de fevereiro, o serviço de emissão de RG. Os servidores que vão realizar o trabalho estão em fase de treinamento no Instituto de Identificação do Amazonas.

O cidadão também pode apresentar suas denúncias, reclamações e sugestões à ouvidoria por meio dos sistemas virtuais e-SIC, do Governo do Estado e e-OUV, que faz parte do Sistema de Segurança de ouvidorias do Poder Executivo Federal, reunindo ouvidorias de todo o Brasil, e pelo e-mail ouvidoriadeseguranca.sspam@gmail.com.

FOTOS: THIAGO RIBEIRO / SSP