Os desafios da gestão da segurança pública na Amazônia é tema do 18º Fórum Brasileiro de Segurança Pública
A 18ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública debateu, nesta quarta-feira (14/08), sobre “Os desafios da Gestão da Segurança Pública na Região Amazônica”. A palestra foi realizada pelo secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.
O evento começou nesta terça-feira (13/05) e será realizado até quinta-feira (15/08), na Universidade Católica de Pernambuco (Polo Unicap), em Recife (PE).
Entre os temas em foco, estão: mapeamento e enfrentamento ao crime organizado, fiscalização sobre armas e munições, uso de câmeras corporais nas polícias, violência contra crianças e adolescentes, violência de gênero, entre outros.
Em sua apresentação, o secretário da SSP-AM abordou as particularidades do Amazonas, além das ações implementadas no Sistema de Segurança do Estado, com ênfase nos resultados e avanços conquistados com a implantação do programa Amazonas Mais Seguro.
Vinícius Almeida destacou a aquisição de lanchas blindadas, armamentos e a implantação das bases fluviais no interior, cuja operacionalização já resultou na apreensão de toneladas de entorpecentes, gerando um grande prejuízo ao crime organizado.
“Para combater o crime é preciso que a logística operacional na Amazônica seja vista de modo diferenciado, pois nossas dimensões continentais impactam diretamente nos índices de criminalidade do Estado e até do restante do país”, analisou.
Segundo o secretário da SSP-AM, o Amazonas está reduzindo as taxas criminais a partir de estratégias com operações integradas e de Inteligência entre as forças de segurança e o uso de tecnologia.
“Estamos reduzindo, mês a mês, o número de homicídios, roubo de veículos. Não estamos ainda satisfeitos, e nunca ficaremos com os números da segurança pública. Sempre iremos perseguir levar mais tranquilidade para o povo do Amazonas”, disse o secretário.
Em 2025 será em Manaus
Manaus vai receber a próxima edição do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2025.
“Foi uma honra ter participado este ano do Fórum e muito me orgulha que Manaus tenha sido escolhida para sediar ano que vem. Este evento é um ambiente de debate muito importante onde podemos apresentar e debater tudo que gira em torno da segurança”, destacou Almeida.