Operação de segurança garante tranquilidade em passagem da Tocha Olímpica em Manaus
A população de Manaus fez a festa durante a passagem da Tocha Olímpica em cartões-postais da cidade, neste domingo, 19 de junho. Aproximadamente 40 órgãos das esferas estadual, federal e municipal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), trabalharam para garantir a paz para quem curtiu o revezamento da chama Olímpica por diversos pontos da cidade ao longo do domingo ensolarado.
A operação de Revezamento da Chama Olímpica teve início no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona oeste, e conseguiu manter o clima de tranquilidade e sem registro de ocorrências por todo o percurso até a Ponta Negra, onde houve a grande celebração do símbolo olímpico.

Na zona Leste, onde o fluxo de pessoas acompanhando o trajeto foi maior, o clima também foi de tranquilidade. “A zona Leste está entre as áreas mais populosas de Manaus e, mesmo assim, as ações de segurança fizeram toda a diferença para que nenhuma situação prejudicasse o brilho desse momento. As câmeras de monitoramento do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) estavam posicionadas a cada um quilômetro de percurso, o que nos possibilitou toda a visualização dessa grande movimentação em toda a cidade”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

O secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, coronel Dan Câmara, ressalta que, foi feito um mapeamento dos pontos considerados “críticos” por todo o trajeto da tocha, como as passarelas, que poderiam causar algum tipo de situação que impactasse na segurança pública.
“Estamos conseguindo administrar todas as situações por conta do planejamento que realizamos previamente com os órgãos que fazem parte da operação”, concluiu.
Cerca de 40 órgãos das esferas estaduais, federais e municipais estão participando da operação de Revezamento da Chama Olímpica, que conta com ações em via terrestre, aérea e fluvial. Dentre os órgãos, estão atuando diretamente a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiro, Departamento de Polícia Técnico-Cientifica, além de instituições de Defesa, Inteligência, Mobilidade, Fiscalização, Saúde e outros.
Espírito Olímpico toma conta de Manaus – Em tour desde as primeiras horas da manhã de domingo, a chama Olímpica que vai acender a pira dos Jogos Olímpicos Rio 2016, cruzou Manaus ao longo do dia, percorrendo pontos como a Arena da Amazônia, o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, a Zona Leste de Manaus, a Ponte Rio Negro, até a praia da Ponta Negra.
“O espírito olímpico chega em um bom momento. Olimpíadas é um momento de superação, e todos nós brasileiros estamos precisando desse exemplo hoje e contribuir para o Brasil superar as dificuldades. O Amazonas vai dar mais uma vez um bom exemplo, como demos com a Copa do Mundo, onde fomos um dos Estados com melhor performance”, destacou o governador do Amazonas, José Melo que, pela manhã, recepcionou a tocha em sua primeira parada na Arena da Amazônia, estádio que será palco de seis jogos do torneio olímpico de futebol.
Depois, a Tocha seguiu pelo centro histórico, visitando o Paço da Liberdade, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, e em bairros da Zona Leste de Manaus. O microempresário Adelson Santos, 44 anos, levou os filhos para assistir o desfile do fogo Olímpico no Centro Histórico de Manaus. “É uma emoção muito grande poder participar. A tocha é um símbolo da paz e é o que mais a gente quer, principalmente, para nossos filhos. A festa maravilhosa, muito boa mesmo. Sol podia estar de 50 graus, mas trazer a meninada, trazer nossos filhos, e vê-los chorando pela emoção com o fogo olímpico é uma coisa maravilhosa”, disse.
O clima de confraternização e tranquilidade levou os manauaras às ruas seguindo a tocha. A dona de casa Valdízia Araújo, 60, chegou cedo ao Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus, para ver de perto o fogo que é um dos símbolos mais fortes das Olimpíadas. “Estou muito emocionada porque estou esperando por este momento. É um sonho estar presente aqui. A outra parte será realizada quando for assistir aos jogos na Arena da Amazônia”, disse.
O pequeno Guilherme Dantas, 10 anos, filho de Adelson, estava eufórico. “É um momento único que tão cedo não vai se repetir. É raridade total a tocha passar pelo Brasil e estar aqui é uma coisa única”, comemorou.
No final da tarde, o símbolo Olímpico atravessou a Ponte do Rio Negro, no sentido Iranduba/Manaus, onde a população preparou uma grande festa, com apresentações de danças tradicionais.
Tocha segue Tour pelo Interior – Nesta segunda-feira, 20 de junho, quando acontece o segundo dia de revezamento da Tocha Olímpica no Amazonas, a “chama sagrada” das Olímpiadas estende o passeio no território amazonense e vai até alguns dos principais pontos turísticos do Estado, indo até os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, localizados na Região Metropolitana de Manaus – a 19 e 105 km da capital, respectivamente.
Logo pela manhã, às 8h30, o fogo estará no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGGS). Depois, volta para o píer do Tropical Hotel, onde começa o trajeto fluvial até a comunidade São Tomé, no município de Iranduba, reduto do boto cor-de-rosa.
Em seguida, vai até a Tribo Dessana, onde será registrada uma imagem da Tocha Olímpica com os indígenas da tribo. Na volta, está incluída no percurso do fogo olímpico uma passagem pela orla do Complexo Turístico da Ponta Negra seguindo até a Ponte Rio Negro. Logo depois, a Tocha segue para a cidade flutuante do Catalão, passando pelas comunidades ribeirinhas e Canoas Caboclas, e encerra a volta pela Região Metropolitana da capital passando pelo Encontro das Águas.
Por volta das 16h, a chama surge no município de Presidente Figueiredo, na cachoeira de Iracema, passa pelas trilhas e grutas. Passa ainda pelo Parque do Urubuí. No dia seguinte (21), pela manhã, embarca para o Acre.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Secom