Investigadora da PC-AM frustra roubo e prende integrante de grupo criminoso no bairro Planalto
![](https://www.ssp.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/PCAM_CARRO-APREENDIDO_FOTO-DIVULGACAO-1024x707.jpeg)
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.
A investigadora da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Dilma Maria Fogaça Bitencourt, frustrou um roubo no bairro Planalto, na zona centro-oeste de Manaus, e prendeu em flagrante Angel Gabriel Vasques de Castro, de 21 anos, conhecido como “Gordinho”, integrante de um grupo criminoso que estava realizando roubos na região. A ação foi realizada na manhã de quarta-feira (12/02).
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (13/02), na Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou a coragem da investigadora e o excelente trabalho realizado por ela. Ao presenciar o assalto, Dilma iniciou uma perseguição a três suspeitos, conseguindo abordar e prender em flagrante um deles.
![](https://www.ssp.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/PCAM_DG-BRUNO-FRAGA_FOTO-ERLON-RODRIGUES-1024x764.jpeg)
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.
“Essa ação demonstra a calma e o preparo da investigadora Dilma ao agir em uma situação de risco. Durante o assalto, ela prendeu um dos suspeitos, que já havia roubado o celular de um homem de 48 anos. Além disso, há indícios de que o grupo tenha cometido outros crimes naquela manhã”, afirmou o delegado-geral.
Fraga também ressaltou que a investigadora não apenas impediu o roubo, mas prendeu um indivíduo com envolvimento no tráfico de drogas. Pelo ato de coragem e bravura, Dilma recebeu uma menção honrosa, sendo reconhecida como referência para a instituição.
Durante a coletiva, a investigadora fez questão de reconhecer o trabalho de todos os policiais civis que dedicam suas vidas à segurança da sociedade. “Ser policial é um desafio diário, uma entrega em prol de todos”, afirmou.
Ação policial
![](https://www.ssp.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/PCAM_INVESTIGADORA-DILMA_FOTO-ERLON-RODRIGUES-1-1024x700.jpeg)
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.
“Eu estava a caminho do trabalho quando presenciei o assalto. Estava no carro logo atrás e vi um dos suspeitos abaixar o vidro e apontar uma arma para a vítima puxando bruscamente o celular da mão dela. Imediatamente, comecei a segui-los”, relatou Dilma.
A investigadora iniciou uma perseguição, que resultou na prisão de Angel Gabriel, enquanto os outros dois suspeitos conseguiram fugir. As diligências continuam para localizá-los e prendê-los.
“Estamos aqui para combater o crime e proteger a sociedade. Dedico minhas palavras a todos os policiais civis, pois essa profissão exige coragem e dedicação”, declarou a investigadora.
Durante a ação, foi apreendido o carro utilizado pelos criminosos. O caso foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que, em conjunto com o Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ), dará continuidade às investigações.
Angel Gabriel foi autuado por roubo e será encaminhado à audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.