Instituto de Identificação capacita servidores para emissão de RG
Agentes identificadores da capital e interior e coordenadores dos Pronto Atendimentos ao Cidadão (PAC) finalizaram, semana passada, um curso de qualificação em papiloscopia, realizado pelo Instituto de identificação do Amazonas (IIACM). Representantes do Corpo de Bombeiros também participaram da iniciativa, que ocorreu no auditório José Elcy Barroso Braga, na Delegacia Geral do Estado do Amazonas, localizada na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-sul de Manaus.
Os diretores do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM), Lin Hung Cha; do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Amazonas (IESP-AM), coronel Audo Albuquerque da Costa; e do Instituto de Identificação, perito Jorge Saraiva, fizeram a certificação dos alunos.
De acordo com o perito responsável pela Gerência Civil do Instituto de Identificação, Ivan Farias, melhorar o preparo dos profissionais responsáveis pela emissão do Registro Geral (RG), no estado do Amazonas, é fundamental. “Com essa qualificação a gente dá um salto de qualidade nos serviços, tanto no que se refere à coleta, mas também com a orientação jurídica sobre a documentação exigida para emissão do RG”.
O perito também destacou o trabalho que a nova direção vem realizando. “Pela primeira vez, sob esta nova administração, a direção do Instituto de Identificação se preocupou em preparar um calendário anual, em parceria com o IESP, de forma que estão previstos mais três cursos para o decorrer do ano de 2019, voltados ao aperfeiçoamento destes servidores que realizam o processo de identificação civil”, disse.
O curso foi ministrado pelos investigadores da Polícia Civil, Klinger Pereira Santiago e Jorge Luís Couto das Neves, com carga horária de 40h/aula. A capacitação envolveu tanto a parte conceitual em legislação, como a parte prática, relacionada à coleta. Os identificadores receberam orientações de como identificar fotos e documentos apresentados pela população de forma que agilize os atendimentos.