IESP comemora 12 anos de criação neste sábado, 04 de maio
Com a missão de promover, de forma integrada, a formação, capacitação e aperfeiçoamento dos agentes públicos com atuação no Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), comemora hoje (04/05), doze anos desde a sua criação em 2007.
O Instituto foi criado pela Lei Delegada n° 64, de 04 de maio de 2007, integrado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Possui uma estrutura composta por cinco Campi de Ensino para a formação e habilitação dos agentes de segurança pública do estado, integrando os quadros da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PCAM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AM), além de desenvolver parceria com prefeituras municipais, Guarda Civil Municipais, Universidades e Secretarias de Estado, visando a abrangência do ensino e qualificação tanto na capital como nos interiores.
O IESP realiza suas atividades por meio do ensino, da pesquisa e extensão, e de ações de treinamento profissional continuado, funcionando como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e segurança dos cidadãos.
Decorridos 12 anos, cumpre destacar que, o balanço sobre as atividades formativas do Instituto é positivo, ao lembrar que este já formou mais de 63 mil profissionais, de acordo com dados dos relatórios anuais do Instituto, realizados entre 2008 e 2018.
Segundo o Diretor-Geral do IESP, Audo Albuquerque, o IESP “é um dos pioneiros em que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coloca como um dos grandes institutos do Brasil. É um momento relevante para parabenizar os profissionais de segurança, no que se chama, profissionalismo, baseado nessa formação em todo esse potencial que o Instituto tem em parceria com as instituições”.
Além de agradecer a todos que participaram para a evolução do sistema, Albuquerque disse que a gestão do governo atual é essencial e aproveita para “agradecer ao Governador, Wilson Lima e o Secretário de Segurança, Coronel Bonates, nessa nova ideia de trabalhar cada vez mais essa preparação dos policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, os profissionais do Detran e de outras entidades que tem essa parceria conosco. Que Deus galardoe esse trabalho maravilhoso feito pelo IESP! Eu, como gestor do órgão, só tenho a dizer que o órgão só tende a evoluir.”
Como Diretor do Campus de Ensino 3 do IESP (Formação de Praças da Polícia Militar) e um dos servidores mais antigos do Instituto, Coronel Moisés Cardoso enfatiza: “é um grande orgulho fazer parte do quadro do IESP e poder contribuir para a formação e capacitação dos servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado. O IESP tem um papel fundamental para a qualidade do serviço prestado à sociedade no âmbito da segurança pública, tanto no aspecto da qualificação dos efetivos quanto em reforçar os laços de integração entre os diversos órgãos que compõem o sistema”.