Governo do Amazonas lança primeira fase da Operação Parintins 2012

Órgãos do Sistema de Segurança Pública lançaram nesta terça-feira a primeira fase da Operação Parintins 2012. O objetivo é reforçar o policiamento em toda a cidade para prevenir crimes e aumentar a presença policial nas ruas, durante o período do 47º Festival Folclórico, que começa na próxima sexta-feira, dia 29.

A Operação Parintins 2012 está sendo realizada a partir da integração de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito), coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e tem o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa).

O reforço será feito com aproximadamente, 1.200 policiais civis, militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o aparato de nove embarcações, um helicóptero, 11 cavalos, 100 viaturas e 20 câmeras integradas ao Centro de Comando e Controle, criado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP/AM) para o 47° Festival Folclórico de Parintins.

Fases – Segundo o subcomandante da Operação Parintins, tenente-coronel Franclides Ribeiro, inicialmente, o planejamento das ações foi dividido em três fases antes, durante e após o festival, na área de Bumbódromo, aeroporto, região portuária, hotéis e bares terão maior atenção.

Nesta primeira serão montadas barreiras fixas em locais estratégicos de Parintins, como a Praça Digital e a Praça da Prefeitura, além dos balneários. A segunda fase será o policiamento durante a festa e a terceira após o festival. “A cidade foi dividida em cinco setores, cada um receberá um policiamento adequado para a sua realidade”, disse.

Integração – O coordenador da Comissão de Segurança para Grandes Eventos da SSP/AM, coronel Dan Câmara falou do plano integrado de segurança para o festival que foi sendo construído ao longo dos últimos meses, visado testar o plano de segurança pública em elaboração no Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo ele, essa integração é possível através do Gabinete de Gestão Integrada da SSP.

Acompanhamento – Toda a ação dos servidores está sendo acompanhada por membros da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública que estão em Parintins desde esta terça-feira.

Somente na Polícia Militar, a mega-operação envolverá 800 policiais em ações de patrulhamento ostensivo a pé, em viaturas e a cavalo, além do monitoramento aéreo e fluvial. A Polícia Civil vai envolver um efetivo de 78 policiais, contingente formado por delegados, investigadores, peritos criminais e legistas trabalhará em regime de plantão na Delegacia Regional de Parintins e na Delegacia do Turista, que funcionará no porto da cidade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas destacou um efetivo de 160 bombeiros, 18 viaturas entre carros de combate a incêndio, motocicletas e três embarcações que atuarão até o dia 2 de julho durante 24h nas prevenções.

O Detran realiza a Operação Trânsito Seguro 2012 em Parintins. Um efetivo 30 de servidores, entre agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito e da Gerência de Educação foi mobilizado para a campanha que se estenderá até o dia 2 de julho.