Governo do Amazonas adquire equipamento para modernizar Polícia Científica
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) adquiriu um comparador espectral de vídeo para o Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (ICB-LSB) do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O equipamento vai ser utilizado pelos peritos do setor responsável por perícias documentoscópicas para análise da autenticidade de documentos. O investimento realizado na aquisição do aparelho foi de R$1,3 milhão, oriundo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp-AM).
A diretora do Instituto de Criminalística (IC), Najara Marinho, destacou que a nova ferramenta permite uma análise mais apurada dos documentos suspeitos de falsificação e na produção dos laudos correlatos.
“Com o equipamento, será possível analisar os mais diversos tipos de documentos suspeitos de fraudes, como identidades, papel moeda e documentos de veículos. O comparador espectral permite obter imagens de alta qualidade, reduzindo o tempo de análise e garantindo uma maior confiabilidade e robustez dos laudos produzidos”, finaliza a diretora.
Funcionalidade
O aparelho utiliza tecnologia baseada em raios ultravioleta (UV) e filtros com qualidade de imagem de alta resolução, sendo empregado na verificação de informações e elementos de segurança em vários tipos de documentos, como Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), Carteiras de Identidade Nacional (CIN), além de papel moeda, passaportes e outros itens.
O comparador espectral adquirido é um dos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado para análise de documentos. Utilizando luz ultravioleta, a ferramenta permite identificar elementos invisíveis ao olho humano.
Essa tecnologia possibilita uma análise detalhada e precisa, examinando aspectos como cores das imagens, marcas d’água, retroreflexão e alterações de tinta, sem causar danos às amostras. O aparelho conta com duas câmeras e um sistema automatizado de proteção contra radiação UV, essencial para garantir a segurança dos usuários, impedindo a ativação da luz UV sempre que houver risco de exposição.