Governo apresenta Planejamento Estratégico Integrado de Segurança para Grandes Eventos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou nesta quarta-feira (22) o Planejamento Estratégico Integrado de Segurança para Grandes Eventos. O documento estabelece normas, diretrizes e ações integradas que serão executadas nos principais acontecimentos em todo o Estado até 2015, e segue o protocolo de exigências para as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

A SSP criou uma estrutura para a execução do plano por meio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Segurança Integrada para Grandes Eventos (lei 3.946, de 9 de outubro de 2013) e o Centro Integrado de   Comando e Controle Regional (CICC-R). A unidade será o principal eixo de todas as ações de segurança que serão adotadas durante a copa do Mundo de 2014 e outros eventos de grande porte.

O CICC-R faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle que está sendo implantado em Manaus com um investimento aproximado de R$ 68 milhões, em recursos dos governos estadual e federal, sendo composto pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), dois CICC móveis com tecnologia embarcada, sistema de imageamento aéreo e plataformas de observação elevadas, dentre outros.

 Segundo o secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, esse planejamento é um marco para a integração dos trabalhos de segurança ostensiva, socorro, defesa civil, judiciária e de inteligência. “Agora temos um modelo, um conjunto de procedimentos, a ser seguido, o que fortalece nossas atividades. É um ganho substancial para o Amazonas”, disse.

Sobre o CICCR 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o Sistema Integrado de Comando e Controle possibilitará a atuação integrada de todos os órgãos das esferas de governo municipal, federal e estadual, a partir de um mesmo local, durante a Copa do Mundo de 2014. “O sistema permite a otimização do emprego de recursos, facilitando a pronta resposta das demandas, viabilizando assim a entrega de serviços de excelência à sociedade”, disse.

O coronel Vital destaca ainda que o planejamento de segurança do Estado vai além da  Copa do Mundo, se estendendo também a cidades do interior. “Nossas ações também são focadas no legado que a Copa nos deixará e na transversalidade com os projetos em desenvolvimento do Estado, como o Ronda no Bairro e o projeto de Segurança nas Fronteiras”, disse.