Gabinete de Gestão Integrada é instalado na Operação Parintins
O Sistema de Segurança Pública do Amazonas instalou nesta quinta-feira, 27 de junho, em Parintins, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado que reúne mais de 20 órgãos das esferas Municipal, Estadual e Federal, que irão atuar durante o 48º Festival Folclórico nas áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil, Fiscalização do Aeroporto e Porto Fluvial, Direitos Humanos, Justiça, Prevenção a Exploração Sexual de Crianças, Combate a Incêndio, tráfico de drogas e outros.
A instalação do GGI faz parte da Operação Parintins 2013, ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.
As ações têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus. “A instalação do GGI é um procedimento padrão de grandes eventos, serve para conhecermos os interlocutores de todos os órgãos e ações que serão realizadas para não haver conflitos na área de atuação operacional”, explicou o secretário-executivo do GGI, delegado Frederico Mendes.
Durante a reunião, órgãos divulgaram as ações preventivas e repressivas que estão sendo realizadas e que visam combater todos os tipos de violência durante o Festival. Frederico Mendes ressalta que, diariamente, o colegiado irá se reunir para discutir soluções de conflitos e problemas que possam afetar a cidade de Parintins durante os dias do evento.
Comando e Controle – O grande diferencial deste ano será o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que irá acompanhar e coordenar as ações de segurança durante a Operação Parintins 2013. O modelo de comando é mesmo que será utilizado durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus, no próximo ano, de acordo com coordenador do centro, tenente-coronel Raimundo Oliveira Filho. “Estamos seguindo o planejamento integrado que envolve todos os órgãos que estão atuando na operação. Do CICC vamos acompanhar todas as atividades desenvolvidas”, ressaltou o coronel.
Ele destaca que o CICC estará em ligação com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) instalado em Parintins. “Tudo o que acontecer durante o evento-teste será coordenado e executado a partir desse centro de comando”, acrescentou.