Festival de Cirandas sem registro de ocorrências graves

O 17º Festival de Cirandas de Manacapuru ocorreu sem registro de ocorrências graves, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), nesta segunda-feira (2). Nos três dias de festa, 52 pessoas foram presas por desordem, vias de fato, perturbação da tranquilidade, roubo, furto e outros delitos de menor gravidade.

Para o secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, o esquema de segurança montado para o festival garantiu a tranquilidade dos visitantes e moradores do município de Manacapuru. Ao todo, ele ressalta que 700 servidores do sistema de segurança atuaram durante os dias de festa. “Reforçamos o policiamento nas ruas, nos balneários públicos, dentro e no entorno do Parque do Ingá, o que permitiu que o Festival ocorresse sem ocorrências graves”, destacou.

Vital destacou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou blitze e barreiras em vários pontos da estrada AM-070 Manoel Urbano, que liga Manaus a Manacapuru, como forma de coibir e prevenir os crimes de trânsito. “A estrada sempre é uma grande preocupação para o sistema de segurança, por isso, montamos um esquema reforçado para evitar acidentes”, disse Vital.

No período do festival, 1.583 veículos foram fiscalizados. A ação resultou na apreensão de 53 veículos, sendo 32 carros e 21 motocicletas, por diversas irregularidades, a maior parte por CNH vencida e licenciamento do veículo em atraso. Também foram realizados 299 testes de bafômetro. Do total, 14 motoristas foram detidos por estarem dirigindo após o consumo de bebidas alcoólicas.

O secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), delegado Frederico Mendes, destacou a forma integrada de atuação com diversos órgãos. Ele afirmou que a polícia coibiu o uso de carros de som em locais proibidos para evitar aglomerações que resultassem em brigas.