Em Manaus, 23 pessoas são presas por diferentes crimes no fim de semana

Durante o final de semana, 23 pessoas foram detidas pela Polícia Militar por crimes como tráfico de drogas, estupro de vulnerável e porte ilegal de arma de fogo em diferentes bairros da capital amazonense. Além das prisões, foram localizados cinco veículos com restrição de roubo ou furto. No período, uma operação integrada dos órgãos do sistema de segurança pública foi realizada em Manaus.

A operação da Secretaria de Segurança Pública teve a coordenação do titular da pasta, coronel Anézio Paiva, com a participação da secretária executiva de segurança pública, Juliana Tuma, e do secretário de Inteligência, Herbert Lopes. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias Executiva Adjunta de Operações (SEAOP) e de Inteligência (SEAI) intensificaram o trabalho nas ruas. A medida é parte do programa GuardiAM 24 horas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, a operação é de recobrimento do policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar e envolve, entre outros, as Secretarias Executivas de Operações (Seaop) e Inteligência (Seai) da SSP-AM, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

“Toda essa estrutura é de recobrimento em pontos estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência por meio da análise criminal onde há incidência de tráfico de drogas e homicídios”, disse o secretário.

Dos presos, dois estavam foragidos e foram detidos no último sábado (29/09). O primeiro foi Antonio Francisco Moreira Pinheiro, 36, abordado por estar em atitude suspeita na Rua Adalberto Vale, no bairro Betânia, zona sul de Manaus, por volta das 10h30. Com mandado de prisão em aberto, ele foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O segundo estava com mandado de prisão em aberto era Rodrigo Brito do Nascimento, 23. Na manhã de sábado, ele foi preso na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, zona sul, após roubar o celular de duas mulheres fingindo estar armado. O homem foi detido e os policiais verificaram que já havia um mandado de prisão contra ele. O flagrante foi feito no 24º DIP.

Também no bairro Betânia, um homem de 28 anos foi preso por suspeita de estupro de vulnerável. O homem foi detido por vizinhos depois que a mãe de uma criança de dez anos disse tê-lo visto esfregar seu órgão genital na menina.

No fim da tarde de sábado, uma mulher foi presa e uma adolescente de 17 anos, apreendida por porte ilegal de arma de fogo. Diana Pinheiro de Souza, 26, e a adolescente estavam no bairro São José, zona leste, com um revólver calibre 38 com numeração suprimida e seis munições intactas. As duas foram conduzidas ao 9º DIP.

Ainda no sábado, Maicon Memoria Machado, 22, foi preso no bairro Tarumã, zona norte, em uma ocorrência de reintegração de posse de um terreno, e um adolescente foi apreendido no bairro Mauazinho, zona sul, após roubar um pedestre e, ao fugir em uma motocicleta. Ele foi interceptado pela PM e, durante troca de tiros, foi atingido nas nádegas e levado para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

Tráfico de drogas – Quatro homens foram presos por tráfico de drogas no último sábado. Paulo Vitor da Silva Guedes, 22, foi preso na Rua Rio Madeira, no bairro Nossa Senhora das Graças com porções de supostamente de cocaína e oxi. Luan Lima dos Santos, 23, foi preso na Rua dos Trabalhadores, no bairro Compensa, com 60 trouxinhas de um pó branco e 15 trouxinhas supostamente de maconha, além de balança de precisão e duas armas caseiras.

No bairro Cidade Nova, Joab Lino de Aguiar, 27, foi preso com 14 trouxinhas supostamente de cocaína e uma trouxinha supostamente de oxi, na Avenida Sete de Maio. Já Marcos Gonçalves da Silva foi preso na Avenida Max Teixeira, no bairro Colônia Santo Antônio, com 30 pinos supostamente de cocaína, uma porção supostamente de pasta base de cocaína e outras nove porções supostamente de cocaína.

No domingo (30/09), foram detidas outras nove pessoas com drogas, sendo quatro adolescentes – um de 17 anos, no bairro Nova Cidade, duas menores no bairro Compensa, que também estavam com um revólver calibre 22, e outro adolescente de 17 anos no Centro de Manaus.

Na zona norte, policiais militares prenderam Warleson de Souza Fonseca, 19, com substâncias supostamente oxi, pasta base, cocaína e skunk, no bairro Cidade de Deus.

Já no bairro Monte das Oliveiras, foi preso Augusto Eufrasio Peixoto, 28, por porte ilegal de arma de fogo e posse de entorpecente supostamente maconha.

No bairro Lagoa Azul, a polícia prendeu Deivison Guedes Valente, 22, com porções supostamente de maconha, oxi e pasta base. Ele tinha um mandado de prisão em aberto.

No Adrianópolis, zona sul, dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo e posse de entorpecentes. Marcelo de Oliveira Melo, 32, e Kennedy Silva de Souza, 27, estavam em um veículo Volkswagen Jetta quando foram flagrados pela polícia.

Porte ilegal de arma – Além das prisões por posse ou tráfico de drogas, a polícia prendeu Carlos Daniel Silva Curico, de 19 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi abordado na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, quando estava com outras três pessoas em atitude suspeita.

No bairro Santa Luzia, foram presos Gabriel Costa Freire, 18, e Jocinei Batalha dos Santos, 19. Com eles, os policiais encontraram uma arma de fogo de uso restrito, de fabricação israelense modelo Jericho 941-F, de 9mm. Eles estavam na Avenida Leopoldo Peres quando foram abordados pelos policiais.

Veículos – No último sábado, policiais militares localizaram uma motocicleta Honda NXR 160 com restrição de roubo. O veículo foi entregue ao proprietário. Já na Rua Almir Pedreira, no bairro Petrópolis, foi localizada uma motocicleta Titan azul, com restrição de furto. O veículo foi apresentado na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

No domingo, uma motocicleta Honda CG preta com restrição de roubo foi recuperada após abordagem policial na Rua Louro Abacate, no Monte das Oliveiras; outra motocicleta, uma Yamaha Factor preta com restrição de roubo foi localizada no Beco Lobo Soropita, no bairro Compensa. Outra motocicleta Dafra, preta, foi localizada abandonada no Parque Eduardo Braga, na zona norte.