Em Manacapuru, Detran-AM participa de ação em alusão ao Maio Amarelo

Dicas de segurança, boa conduta no trânsito e a importância do uso de equipamentos de segurança, como, por exemplo, o capacete, foram os temas abordados em uma palestra realizada, na última quinta-feira (30/05), pela equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em Manacapuru.

A ação foi realizada na Escola Municipal Manuel Urbano, localizada no km 01, da AM-352, promovida pelo Instituto Municipal de Trânsito de Manacapuru (Imtrans), Prefeitura de Manacapuru e Polícia Militar.

A palestra foi realizada em alusão ao Maio Amarelo para cerca de 100 alunos da escola e abordou os pontos importantes sobre segurança, tais como a maneira correta do pedestre trafegar pelas ruas, atenção para a sinalização e respeito às leis de trânsito e o Movimento Maio Amarelo, explicando sua origem e os objetivos da campanha.

Sensibilização – Para o coordenador do Pronto Atendimento Descentralizado (PAD) do Detran-AM em Manacapuru, Denilson Cardoso, a aproximação do órgão, principalmente, com os municípios do interior do Estado, só tem a agregar e melhorar o serviço prestado a população.

Educação é constante – Já a palestrante Leonice Reis, técnica em educação de trânsito do Departamento de Trânsito, revelou a satisfação que é contribuir para o Movimento Maio Amarelo, e lembrou que o trabalho de educação é uma ação constante do Detran-AM.

“Esse trabalho do Detran-AM  ajuda a melhorar a convivência no trânsito. As pessoas tem que se conscientizar que é preciso haver o respeito entre todos que fazem o trânsito: pedestres, condutores, passageiro e é importante que essa mensagem seja colocada desde cedo para esses que serão os futuros condutores, pedestres e passageiros”, afirmou.

“Nós realizamos palestras e campanhas educativas o ano todo, mas no período do Maio Amarelo a gente vê um interesse maior das pessoas. Eu pessoalmente gosto de falar com os jovens, porque sinto que estou plantando uma semente para o futuro”, declarou a palestrante.

A estudante Camila Queiroz, de 16 anos, achou a palestra muito interessante, e revelou que já conhecia o Movimento Maio Amarelo. “O pessoal do Detran-AM já veio aqui outras vezes. E eu acho legal esse trabalho porque eles explicam para gente como fazer para evitar acidentes de trânsito”, explicou.

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

FOTOS: FRANZ MELÉNDEZ