Em dez meses, Departamento Aéreo da SSP-AM realizou 47 resgates aeromédicos

Os resgates aconteceram na capital e em municípios do estado.
FOTO:DIVULGAÇÃO/ SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) totalizou um aumento de 46,8% nos resgates aeromédicos, de janeiro a outubro de 2024. No período, foram registrados 32 resgates em 2023 e, neste ano, 47 serviços foram realizados na capital e em municípios de difícil acesso ou isolados pelas secas.

As operações médicas e de remoção de pacientes têm sido intensificadas desde o último bimestre, durante a maior seca já registrada no Amazonas. Neste período, as operações de resgate estão acontecendo de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Dioa realizou um total de 47 resgates e serviços aeromédicos de janeiro a outubro deste ano. Esses resgates abrangem o transporte aeromédico, ou seja, a nossa equipe traz a vítima aqui para Manaus onde ela é atendida. E, também por conta dessa seca severa no Amazonas, levamos insumos para essas comunidades que estão isoladas da capital”, explicou o diretor do DIOA, delegado Rafael Montenegro.

O diretor ressaltou a importância do departamento em atuar não somente em operações policiais, mas também na causa social. “O papel social do Dioa vem justamente dessa vertente, que por meio da ferramenta utilizada pelo nosso departamento podemos oferecer ajuda a essas pessoas que estão isoladas por conta da distância. Para ter ideia, uma comunidade próxima nós gastamos 7 minutos de voo e, que por meio aquático ou terrestre, demoraria de 2 a 3 horas”, explicou.

Histórias marcantes

O diretor do Dioa relembrou o dia 5 de novembro, quando a equipe resgatou uma mulher grávida na comunidade das Abelhas, localizada no bairro Tarumã e deu à luz dentro da aeronave.

“A história mais marcante do Dioa foi no dia em que a gestante entrou em trabalho de parto dentro da nossa aeronave, ou seja a nossa aeronave juntou a equipe que trouxe à vida, literalmente, de uma criança chamada Ana Clara, que teve sua vida iniciada dentro do nosso helicóptero”, disse o delegado Rafael.

Especialidades

Embora o Dioa seja reconhecido por suas missões de salvamento, remoção e transporte de vítimas, sua atuação vai além dos serviços de emergência. O departamento também se destaca na reanimação e estabilização de pacientes. 

“Em outro caso, a nossa equipe transportou, em seis minutos, da comunidade Nossa Senhora de Fátima, até o hospital, um paciente com AVC Hemorrágico, demonstrando uma resposta rápida onde precisamos ser decisivos nesses casos”, ressaltou.