Em 2024, Forças de Segurança do Amazonas apreenderam mais de 1,5 mil armas de fogo
![](https://www.ssp.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/SSP_AM_EM-2024-FORCAS-DE-SEGURANCA-DO-AMAZONAS-APREENDERAM-MAIS-DE-15-MIL-ARMAS-DE-FOGO_FOTOS_DIVULGACAO_SSP_AM-03.jpeg)
FOTO:DIVULGAÇÃO/SSP-AM
De janeiro a dezembro de 2024, as Forças de Segurança do Amazonas, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM) apreenderam 1.592 armas de fogo ilegais em todo o estado. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o número representa, em média, a apreensão diária de quatro armas.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou que a retirada dessas armas ilegais das mãos de infratores, reflete, principalmente, no combate aos homicídios e ao tráfico de drogas no estado.
“Esse é um resultado exitoso das nossas Forças de Segurança, que trabalham diariamente para prender criminosos e apreender as armas de fogo, que muitas vezes são utilizadas para o cometimento de crimes na nossa cidade. Com nossas operações estratégicas, os números mostram também redução de vários indicadores criminais”, disse o secretário.
Entre as armas de fogo mais apreendidas estão revólveres de variados calibres, espingardas de fabricação artesanal ou industrializadas, pistolas e fuzis.
Dados de apreensão
Ainda conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, a produtividade das apreensões aumentou em uma média de 233%, em comparação entres os anos de 2019 a 2024. Enquanto o Brasil em geral e Região Norte diminuíram sua produtividade, o Amazonas aumentou.
No Brasil, os números apresentaram 4,5% de aumento, na região norte o número subiu para 6,49% e o Amazonas alcançou 11,17% no aumento de produtividade.
Maior apreensão de armas de fogo
Em fevereiro do ano passado, a PMAM por meio da 13° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apreendeu, 36 armas de grosso calibre, no bairro Nossa Senhora de Fátima, zona norte de Manaus. A ação foi registrada como a maior apreensão de armamento do estado em um único dia.
Foram 31 pistolas de diversos modelos e calibres, quatro fuzis calibre 5.56, uma submetralhadora calibre 40, além de 95 munições de fuzil e 90 carregadores de munições de diferentes calibres. O material apreendido representou aproximadamente R$ 500 mil de prejuízo ao crime organizado.
Fotos: Divulgação/SSP-AM