Índice zero de grandes ocorrências no Sambódromo

Neste ano, o desfile das Escolas de Samba de Manaus, que encerrou no início da manhã deste domingo, dia 10 de fevereiro, com a apresentação das agremiações do Grupo Especial, teve como marco o índice zero de ocorrências graves na área da Segurança Pública, devido ao forte esquema de segurança montado pelo Governo do Amazonas e executado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que coordenou as ações das polícias Militar e Civil, Bombeiros, Detran e demais secretárias e órgãos envolvidos com as festas de Carnaval.

Cerca de mil policiais militares e civis, 100 bombeiros e 23 viaturas foram empregados na operação de Carnaval na área interna do Sambódromo e no entorno. Em toda a cidade, a segurança contou com um efetivo de 4,5 mil homens, que continuarão atuando até a Quarta-feira de Cinzas, dia 13.

O forte esquema de segurança também mantido em toda a cidade de Manaus resultou na redução de 55% dos crimes nos primeiros três dias de Carnaval (dias 7, 8 e 9 de fevereiro) comparado com o mesmo período do ano passado, segundo informou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a partir de estatísticas do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele ressalta que o policiamento foi reforçado em todos os bairros onde eventos carnavalescos estão sendo realizados.

De acordo com a SSP, no geral, comparado com 2012, os homicídios caíram 30%; os casos de lesão corporal baixaram 40%; os roubos, 51%; e furto, 63%. “Com esses dados, podemos dizer que esse foi o Carnaval mais seguro dos últimos três anos. Devemos a isso à implantação do Ronda no Bairro em todas as zonas de Manaus”, disse. Vital destacou ainda a atuação da Polícia Militar, que, de forma inovadora, criou o Batalhão de Eventos, com efetivo de policiais que atuam na área administrativa e os alunos-oficiais da corporação.

Tranquilidade nos desfiles – A festa promovida pelo Governo do Estado no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), na zona centro-oeste, iniciou na última quinta-feira com os desfiles do Grupo C. Na sexta-feira, foi a vez da apresentação das escolas dos Grupos A e B. No sábado gordo de Carnaval, o show ficou por conta das principais escolas do Grupo Especial.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, a tranquilidade nos três dias de folia é resultado de planejamento e articulação entre os órgãos do Estado com os órgãos da Prefeitura de Manaus. “Foi uma articulação muito importante com todos os órgãos estaduais e municipais de trânsito, limpeza pública, de controle de ambulantes etc. Tivemos ocorrência zero na área de segurança”, frisou.

Planejamento prévio – O Gabinete de Gestão Integrada, instalado no Bloco E do Sambódromo, reuniu todas as instituições públicas envolvidas na operação de Segurança Pública. As reuniões de planejamento onde foram definidos os protocolos de ações de cada instituição ocorreram desde outubro, coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM).

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, o resultado é importante reflexo também na preparação de Manaus para o Mundial de Futebol em 2014. Isso porque durante os dias de desfile foram testados equipamentos e estratégias que poderão ser aplicadas na Copa.

“Na entrada, por exemplo, todos são revistados com detector de metal, há preocupação com a contagem correta de público, enfim, são protocolos estabelecidos pela Fifa que nós estamos adotando em todos os grandes eventos para que as nossas ações saiam como se fosse um ensaio pra Copa”, finalizou.