Desenvolvido para prevenção de assaltos nos ônibus, aplicativo da SSP será estendido para táxis e motoristas de aplicativos
Aliando o uso da tecnologia mobile à integração entre o sistema de segurança e a sociedade, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) está implantando um novo projeto para combater os crimes no sistema de transporte de passageiros em Manaus. Denominado “Transporte Seguro”, o projeto tem como base o aplicativo “Aviso Polícia” e deve abranger os ônibus do transporte coletivo, as rotas do Polo Industrial de Manaus, taxistas e motoristas de aplicativos móveis de mobilidade urbana. Mais de 1,9 mil veículos já estão sendo monitorados pela secretaria.
De acordo com o chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), capitão da Polícia Militar Rouget Brito, a ideia é oferecer ferramentas para o acionamento imediato de socorro.
“Temos projetos distintos, mas que têm um ponto de integração que é o uso da tecnologia para otimizar as ações do Sistema de Segurança Pública no combate à criminalidade. As ações estão sob o ‘guarda chuva’ do projeto Transporte Seguro e envolvem os taxistas, as rotas do Distrito Industrial, o transporte público e um sistema de monitoramento dos veículos roubados”, disse o capitão.
Quanto às ocorrências relacionadas ao sistema de transporte público, um dos avanços é que a SSP-AM já conseguiu integrar o sistema com o utilizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
O projeto é dividido em quatro módulos. No módulo ‘Transporte Coletivo’, são monitoradas 233 rotas do transporte público. Já o segmento de ‘Rotas do Distrito’, são rastreados 455 veículos. O terceiro é o ‘Taxistas e Motoristas de Aplicativo’, com 1,2 mil veículos rastreados e monitorados pelo Ciops. Todos podem continuar solicitando atendimento emergencial pelo 190.
Aplicativo ‘Aviso Polícia’ – Os projetos referentes às rotas do Distrito Industrial e ônibus do transporte coletivo têm como base o aplicativo ‘Aviso Polícia’. Lançado em abril deste ano, o aplicativo funciona como uma espécie de botão do pânico com a possibilidade de acionamento de socorro, em tempo real, de forma discreta. O ‘app’ aciona a viatura que estiver mais próxima do local e rastreia o aparelho telefone por GPS.
O capitão Rouget Brito explicou que, atualmente, cerca de 1,2 mil usuários, entre taxistas e motoristas de aplicativos de transporte, são cadastrados nos sistemas de monitoramento da SSP-AM.
“Os motoristas (de táxi ou aplicativos) se comunicam, via tecnologia própria, e isso proporciona ao Ciops localizar o veículo para fazer a abordagem policial”, informou o capitão.
Segundo ele, a recomendação é que o motorista que acione o botão de pânico entre em contato com o 190 para dar mais detalhes da ocorrência, como a placa do veículo, para que seja verificado se o carro possui rastreamento veicular, possibilitando, assim, uma precisão na abordagem feita pela Polícia Militar.
O ‘Aviso Polícia’ também é utilizado pelos colaboradores que utilizam as rotas de transporte das empresas do Distrito Industrial. Segundo o capitão Rouget Brito, as empresas possuem um sistema próprio de acionamento do botão de pânico, mas qualquer cidadão pode utilizar o aplicativo do sistema de Segurança Pública para denunciar possíveis ocorrências.
“Verificamos que o botão de pânico poderia ser acionado apenas pela motorista, deixando-o em uma situação de fragilidade diante da ocorrência. Então, intensificamos a divulgação do aplicativo ‘Aviso’ para estes usuários, possibilitando, assim, que qualquer cidadão possa denunciar ocorrências”, disse o capitão Rouget Brito.
O “Aviso Polícia” está disponível para download com o nome ‘Aviso SSP’. O download é gratuito e o aplicativo exige um cadastro prévio de informações como forma de dar celeridade a identificação de vítimas e evitar falsas notificações de ocorrências.