Depca terá reforço no Carnaval para combater crimes contra crianças e adolescentes
A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil, contará com um reforço no efetivo durante as festividades de Carnaval, neste final de semana, para atender as ocorrências de crimes contra crianças e adolescentes.
“A Depca terá seu contingente reforçado nesse plantão de Carnaval para que possa atender a demanda encaminhada pelas outras delegacias e outras forças policiais que estarão em campo”, informou a titular da Especializada, delegada Joyce Coelho.
Neste sábado (02/03), durante o desfile das escolas de samba do grupo especial, no Centro de Convenções – Sambódromo, zona Centro-Oeste, a Especializada também atuará fiscalizando, in loco, a participação de crianças e adolescentes nas agremiações para coibir possíveis crimes.
De acordo com a delegada, historicamente, durante o período de carnaval há um aumento nos crimes relacionados à criança e adolescentes por conta da exposição e vulnerabilidade das vítimas, muitas vezes submetidas a maus tratos, oferecimento de bebidas alcoólicas e os mais diversos crimes e violação de direitos.
“Nós também atuaremos de acordo com o que foi pactuado com o Departamento de Polícia Metropolitana, nos dia de desfile das agremiações, no Sambódromo, para que fiscalizemos in loco a presença dessa criança ou adolescente que esteja em situação de risco ou vulnerabilidade para que a gente possa fazer o encaminhamento e, se for constatada a ocorrência de algum tipo de crime, que essa demanda seja atendida de imediato”, explicou a delegada Joyce Coelho.
A Delegacia, que já atua em regime de plantão 24 horas, também atenderá denúncias via telefone (92) 3656-8575, além das encaminhadas pelo número 181 – Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) – e pelo 190 da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).