Delegacia Interativa adota sistema para facilitar localização de celulares roubados

A Delegacia Interativa da Polícia Civil do Amazonas está adotando um novo mecanismo para auxiliar na recuperação de celulares furtados e roubados, em Manaus. A partir do número da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), considerado a identidade do celular, as equipes de investigação conseguem rastrear a localização exata do aparelho e identificar se um novo chip está em uso. Em fase experimental, o sistema já possibilitou a recuperação de 100 celulares.

 

Segundo o delegado Gesson Aguiar, titular da Delegacia Interativa, o trabalho de investigação é feito a partir de uma solicitação no site www.delegaciainterativa.am.gov.br/

ou por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O) registrado em qualquer delegacia da capital. Os interessados em rastrear o aparelho precisam ir a Delegacia Interativa com a nota fiscal, documentos de identidade ou a caixa original do celular. A unidade fica na sede da Delegacia Geral, localizada na Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste.

Para o rastreamento, os policiais consultam a base de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde é possível iniciar o rastreamento e verificar se o aparelho está com novo chip. Conforme Aguiar, a diferença é que nesse novo mecanismo de investigação a polícia consegue a localização exata do aparelho, chegando ao atual portador. Outro método empregado é a geolocalização, que também ajuda a rastrear a área onde o equipamento está.

 

O titular da Delegacia Interativa ressalta que o rastreio só pode ser feito por solicitação da vítima na unidade policial, onde também é possível fazer o bloqueio do telefone. “No nosso sistema, as vítimas têm a opção de fazer o bloqueio do aparelho telefônico e, com isso, impedir que ele continue sendo utilizado. Mas isso não acontece com muita frequência, pois as vítimas esperam que os objetos sejam devolvidos. Depois de bloqueados, a localização é mais difícil”, disse.

 

Geralmente, com o bloqueio, o aparelho é desmontado para a revenda das peças, explicou o delegado. A situação dificulta ainda mais a recuperação. Em Manaus, o bloqueio pode ser solicitado em qualquer Distrito Integrado de Polícia. De janeiro a abril deste ano, 206 celulares foram bloqueados pelo sistema disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

 

Operações e investigação – Mês passado, a Delegacia Interativa conseguiu recuperar 12 celulares que foram furtados e estavam sendo vendidos em sites populares de anúncios de produtos usados na internet, com preços bem abaixo dos valores de mercado. Os policiais levaram cerca de um mês para fazer o trabalho e identificar o suspeito pelo crime. As pessoas que compraram os aparelhos foram autuadas por receptação culposa.

 

Operação da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP), braço operacional da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), recuperaram 874 celulares nas Operações Fora de Área I e II, desencadeadas para reprimir a venda de celulares roubados, principalmente oriundos de roubos em ônibus.

 

De acordo com Gesson Aguiar, da operação realizada na zona leste ainda há aparelhos aguardando seus donos. Ele orienta que as pessoas que tiveram celulares furtados ou roubados podem procurar o 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no São José, zona leste da cidade. Para a recuperação do aparelho deve ter em mãos a caixa original do celular, nota fiscal ou o B.O. feito na época do acontecido para verificação do número do IMEI. Para saber o IMEI, é preciso discar *#06#. Em seguida aparecerá um número com 15 algarismos.