Criminalidade cai 64% no Festival da Canção de Itacoatiara

Balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aponta queda de 64% das ocorrências durante o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), em comparação com o ano passado, sem nenhum homicídio, latrocínio e estupro.

De acordo com a SSP, as ocorrências de lesão corporal caíram 73% com os 6 registros deste ano, diante de 23 em 2012, já os casos de roubo e furto tiveram uma queda de mais 100%, com 19 casos no ano passado e apenas 9 neste Fecani. No geral, a Polícia Militar registrou 15 ocorrências, contra 42 em 2012, o que corresponde à redução significativa de 64,3% do índice de violência e criminalidade.

Durante o Fecani, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou apenas três acidentes com danos materiais, na estrada AM 010 que leva aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

O uso de etilômetro (bafômetro) na operação Lei Seca resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de 15 carteiras de habilitação e 18 veículos e na notificação de 140 condutores, sendo 132 por licenciamento em atraso. Cerca de 2.559 veículos e condutores foram fiscalizados.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a estrutura montada pelo Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Itacoatiara, e o trabalho conjunto dos órgãos por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) são os fatores responsáveis pelo sucesso da operação Fecani. “Esses órgãos estão juntos do planejamento à execução do plano de operação. O festival de Itacoatiara teve uma atuação muito participativa das equipes de servidores desses órgãos no GGI, e o resultado não poderia ser outro. Todos estão de parabéns pela dedicação à segurança do Fecani”, disse o coronel.

Participaram do GGI, sob coordenação do delegado Frederico Mendes, as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Centro Integrado de Operações (Ciops), Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas), Prefeitura de Itacoatiara e suas secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura, a Corregedoria-Geral da Segurança Pública, o Juizado da Infância e da Juventude de Itacoatiara, a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma), a Eletrobrás Amazonas Energia, o Conselho Tutelar e o Instituto de Trânsito municipais. Ao todo, cerca de 600 profissionais da Segurança Pública foram empregados no policiamento, fiscalização do trânsito, monitoramento e administração da operação Fecani.

Trânsito e homicídios

No feriado de quatro dias e meio da Semana da Pátria, Manaus registrou 13 homicídios das 18 horas de quarta-feira (4) às 6h da manhã deste dia 9. No interior do Estado, o Ciops registrou três ocorrências desse crime, nos municípios de Manacapuru, Coari e Novo Airão, informou o Comando de Policiamento do Interior (CPI), da Polícia Militar.

De acordo com a SSP, a maioria das vítimas é do sexo masculino (14) e em 13 casos a arma usada foi de fogo. Cinco assassinatos ocorreram na zona Norte de Manaus, três na Leste, três na Oeste e dois na zona Sul.

O Detran registrou três vítimas fatais no trânsito em todo o Estado, sendo a mais grave no quilômetro 8 da BR 174, quando dois veículos se chocaram de frente na tarde do domingo (8). Um dos condutores morreu no local. Os outros dois casos foram de motociclistas que sofreram quedas na zona Leste de Manaus, vindo a morrer no hospital João Lúcio.

Festas no interior

Além de Itacoatiara, segundo o CPI da Polícia Militar, pelo menos 120 mil pessoas participaram de festas em Tabatinga, Maués, Careiro-Castanho, Presidente Figueiredo e Barreirinha. Nesses municípios, foram empregados cerca de mil policiais. Nenhum homicídio foi registrado nessas cidades. “Tivemos só ocorrências corriqueiras, como perturbação da tranquilidade e vias de fato, ocasionadas, na maioria das vezes, pelo consumo de bebida alcoólica”, disse o tenente-coronel Everton Cruz.